Postado em segunda-feira, 9 de dezembro de 2013
às 17:54
Cruzeiro termina o Brasileiro com melhor média de público; Inter é a decepção
A animação permanente deu ao clube mineiro a melhor média de público da Série A deste ano
Do Globo Esporte
O Cruzeiro garantiu o título brasileiro de 2013 com quatro rodadas de antecedência. Mesmo assim, a torcida celeste seguiu comparecendo aos estádio, tornando a festa de campeão contínua. A animação permanente deu ao clube mineiro a melhor média de público da Série A deste ano - 28.911 pagantes por partida -, contando apenas os jogos como mandante. É a terceira vez que isso acontece na história do Brasileirão, disputado desde 1971. Antes disso, os fãs da Raposa levaram mais gente aos estádios em 1998 e 2003. No Torneio Roberto Gomes Pedrosa, que antecedeu o Campeonato Brasileiro, o time azul teve recorde de média de público em 1967 e 1969.
Apesar da pouco empolgante campanha que o Corinthians realizou no Brasileiro deste ano, terminando na décima posição, a fiel torcida terminou a competição com a segunda melhor média de público pagante: 24.441. O Timão obteve o recorde de ocupação de estádio, que é a proporção da média de público com a capacidade do estádio em que uma determinada equipe manda os seus jogos. Os corintianos ocuparam em média 69% dos lugares como mandante, principalmente no Pacaembu, onde atuou a maioria de seus jogos em casa.
O terceiro colocado da lista de melhores médias de público foi o Flamengo. Com um bom público na rodada final diante do Cruzeiro, os rubro-negros passaram os são paulinos e encerram a Série A com 23.385 pagantes por jogo em casa. Curiosamente, a média de público dos jogos do Flamengo como visitante foi ainda maior, de 24.971. Número expressivo devido aos dois maiores públicos do campeonato, ambos em Brasília: 63.501 contra o Santos, e 61.767 no clássico contra o Vasco. Esses jogos tiveram maioria rubro-negra na arquibancada.


COMENTÁRIOS