Postado em terça-feira, 15 de outubro de 2013 às 14:40

Exposição de fotos relembra os 144 anos de Alfenas

Parte dos 144 anos de Alfenas é retratado em uma exposição de fotos na Biblioteca Pública Municipal de Alfenas, "Dr. João Januário de Magalhães".


Da Redação

Parte dos 144 anos de Alfenas, comemorados nesta terça-feira (15 de outubro), é retratado em uma exposição de fotos na Biblioteca Pública Municipal de Alfenas, "Dr. João Januário de Magalhães". A exposição vai até o dia 30 deste mês.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, as fotos fazem parte do acervo da biblioteca e “contemplam mais de 100 anos da história da cidade”. São momentos que podem ser relembrados por alguns dos moradores mais antigos e conhecidos pelos mais jovens.

A exposição pode ser conferida de segunda à sexta-feira (das 8h às 21h) e, aos sábados, das 9h às 12h e das 14h às 17h. A entrada é gratuita.

144 anos

A antiga Vila Formosa foi elevada à categoria de cidade em 1869 com o nome Vila Formosa de Alfenas. Dois anos depois, em 1871, passou a ser chamada oficialmente de Alfenas, nome que permanece por 142 anos. O antigo nome já era utilizado por outra localidade e teve que ser alterado.

Foto: Ascom/Prefeitura de Alfenas 

A exposição vai até o dia 30 deste mês

A história do povoado que originou Alfenas começou em 1805, quando Francisco Siqueira Campos e sua esposa, Floriana Ferreira de Araújo, doaram terras para a construção de uma capela, consagrada à São José e Nossa Senhora das Dores. 

Segundo historiadores, Alferes Domingos Vieira e Silva foi o principal responsável pela construção do templo. Ele contou com a ajuda de amigos para traçar os arruamentos, localizando as praças e iniciando diversas edificações. Em 1832, foi criada a Paróquia de São José dos Alfenas, que passaria em1839, a Freguesia de Alfenas e, posteriormente, São José e Dores de Alfenas. Com a criação da Vila, desmembrada do município de Caldas em 1860, passou a denominar-se Vila Formosa.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.