Postado em terça-feira, 24 de setembro de 2013
às 21:16
Arborização urbana é tema de debate proposto pela Cemig
Da Redação
O Sul de Minas é cenário para ciclo de palestras e debates sobre arborização urbana. Será realizado pela Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) no dia 1º de outubro, a partir das 8 horas, na Unifenas (Universidade José do Rosário Velano), o 3˚ Circuito Cemig de Arborização Urbana.
A programação do Circuito em Alfenas contempla várias palestras que estão relacionadas a diversos aspectos da arborização urbana como técnicas de podas e plantio de árvores, acidentes com a população envolvendo podas, produção de mudas de qualidade para arborização urbana, ocorrência de desligamentos causados por árvores no Sul de Minas, dentre outros.
Além disso, haverá demonstração prática de podas de árvores e serão oferecidos dois mini-cursos para os participantes, sendo um sobre critérios técnicos para projetos municipais de arborização urbana e o outro voltado para doenças que podem atingir as árvores nas cidades. Ao final da tarde será realizado um workshop sobre diretrizes para melhorias na arborização urbana de Alfenas.
Para o engenheiro de meio ambiente Pedro Mendes, da Cemig, as árvores precisam ser cultivadas de uma maneira que envolva atenção no planejamento, na implantação e na manutenção. “A implantação de uma árvore deve ser precedida de um planejamento que contemple o levantamento de espaços arborizáveis, a escolha das espécies que melhor se adequem a esses espaços, a qualidade das mudas, covas e outros procedimentos de plantio que garantam o estabelecimento e longevidade da muda plantada”, comenta.
As inscrições podem ser feitas gratuitamente até 30 de setembro pelo e-mail (circuitoarborizacao@cemig.com.br) ou pelos telefones: (35) 3068-4381 / 2142-0303.

COMENTÁRIOS