Postado em sábado, 30 de março de 2013 às 13:45

Secretário do Governo Haddad recebe o ex-prefeito de Alfenas


Da Redação

O Secretário de Educação de São Paulo, César Callegari, recebe esta semana o ex-prefeito de Alfenas Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT). O encontro, na capital paulista, está marcado para quinta-feira (4 de abril), onde serão discutidas experiências da gestão petista em Alfenas na área educacional.

A reunião com Callegari é um desdobramento do encontro realizado no ano passado. Em novembro de 2012, Ana Estela Haddad, esposa do prefeito Fernando Haddad (PT), recebeu o ex-prefeito de Alfenas para conhecer alguns programas aplicados em Alfenas e que foram premiados. 

Também participaram do encontro Cida Perez, ex-secretária municipal de Educação durante o governo de Marta Suplicy, e o assessor de gabinete Paulo Roberto Terra Martins, que foi o interlocutor do encontro pelo governo de Alfenas.

Segundo Luizinho, a pauta do encontro tem como prioridade a discussão do Page (Programa de Acompanhamento da Gestante e do Recém-nascido). O programa integra diferentes áreas do governo como saúde, educação e assistência social. O programa Cidade Escola também será apresentado a Callegari.

Em Alfenas, o Page foi responsável pela redução da mortalidade infantil. O número de mortalidade de crianças de zero a um ano caiu de 13 para três em cada mil crianças (de zero a um ano). A média anual antes do Page era de 12 óbitos por ano.

O resultado alcançado pelo Page levou à premiação na “4ª Edição do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio no Brasil (ODM/Brasil)”, em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). Luizinho recebeu o prêmio diretamente das mãos da presidenta Dilma Rousseff

No Pará

Além do interesse da prefeitura de São Paulo, o Page tem repercutido em seminários promovidos pelo País. Na semana passada, o ex-prefeito de Alfenas esteve em Santarém, no Pará, ministrando palestra no Seminário de Municipalização da ODM.

Foto: Reprodução

Na foto, Doris Farias, coordenadora da UFOPA, Olavo José Perondi, secretária da
Presidência da Republica, Luizinho e Arthur Alexander, representante da ONU

Na cidade paraense, Luizinho apresentou os conceitos que nortearam o programa e explicou sua metodologia e ações. O índice de mortalidade infantil alcançado em Alfenas é igual ao da Islândia (2,9/mil), segundo dados de 2006 da ONU (Organização das Nações Unidas).

Questionado pelos participantes da conferência, o ex-prefeito de Alfenas ressaltou o diferencial do programa. “O diferencial do Page consiste no fato de que o atendimento é prestado a toda família da gestante e não apenas à futura mãe. E o atendimento não é apenas clínico, mas, sobretudo, social. Deixamos o ‘maternocentrismo’ e implantamos o ‘familiacentrismo’, onde o conceito de grupo social prevalece”, explicou.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo