Postado em sábado, 9 de março de 2013 às 16:54

Más condições serão resolvidas só após o período de chuva

As más condições das estradas rurais têm prejudicado a população da zona rural e gerado prejuízos. Os problemas devem ser resolvidos após o período de chuva, a partir de abril.


Alessandro Emergente

As más condições das estradas rurais têm prejudicado a população da zona rural e gerado prejuízos. Buracos, água empossada em alguns trechos e lama em outros, muitas costelas e mato invadindo as estradas são algumas das situações comuns encontradas pela reportagem.

Na Estrada do Harmonia, uma das mais movimentadas do município, as condições inadequadas estão prejudicando quem precisa transitar por ela e preocupando comerciantes ao longo da via.

José Arceu Flausino, proprietário do Bar “Lá em Casa”, diz que houve queda no número de clientes em seu estabelecimento devido à precariedade da estrada. Segundo ele, a situação tem afastado os clientes porque estes encontram dificuldades em transitar em diversos trechos.

Flausino diz que, com receio de estragar os veículos, os clientes evitam enfrentar a estrada. Somente quem é obrigado a transitar pela estrada é que continua passando pelo caminho, diz o comerciante. “O movimento diminuiu demais. Tem pouca gente vindo aqui”, reclama.

Fotos: Alessandro Emergente

Os comerciantes José Arceu Flausino, Luis Fernando Dias e João Carlos Miranda  
reclamam que estão tendo prejuízo com a situação da estrada

Alguns metros a frente, outro comerciante reclama da situação. João Carlos Miranda, que abriu recentemente um bar às margens da estrada, também diz que amarga prejuízo devido a “péssima” condição da via. “Está péssimo. Tem muito buraco”, critica.

Miranda diz que praticamente todos os dias precisa se deslocar até a cidade. Por isso, afirma, tem que enfrentar as dificuldades da estrada e correr o risco de danificar o veículo. “Antes, toda semana passava a máquina”, declara.

Na Estrada do Harmonia, a caminho da balsa, a reclamação é em relação a
buracos, muito barro e o excesso de costelas em alguns trechos 

Flausino concorda e diz que até o ano passado a estrada era bem conservada. “Desde janeiro vem só piorando”, declara outro comerciante, Luis Fernando Dias, conhecido como Busanca.

No estabelecimento de Dias o movimento caiu, em média, 50%, segundo ele. “O cliente fala que não está vindo aqui (no bar) porque tem medo de estragar o carro. Era só passar a máquina. Em duas horas faz o serviço. Falta é vontade”, opina.

Dificuldades

O vice-prefeito e secretário de Obras, Décio Paulino (PR), alega dificuldades nesta época do ano, devido ao período de chuva, para eliminar os problemas nas estradas. O planejamento do secretário é fazer uma intervenção definitiva a partir de abril, quando as chuvas frequentes já terão se encerrado.

Segundo o secretário, o serviço de manutenção feito nas estradas acaba sendo desfeito com a chuva. Na Estrada da Harmonia, por exemplo, já foi feita manutenção há um mês. Esta semana, as máquinas retornaram ao local, informa.

Trecho da estrada do bairro São Tomé em que o mato invade
a já estreita via, que apresenta poças de água

Além da chuva, o maquinário é insuficiente, segundo o secretário. Diz que somente duas máquinas patrol estavam em funcionamento. Esta semana outras duas passaram a ter condições de uso, o que melhora as condições para execução dos serviços nas estradas.

Os trabalhos de manutenção estão sendo realizados em diversos pontos da zona rural. Estradas como a do Monjolinho, do Cambraia e a de Fama receberam intervenção recentemente.

Área urbana

Décio Paulino informou que a prefeitura voltou a receber emulsão asfáltica na quinta-feira após quitar o débito com a Petrobrás. Duas equipes foram deslocadas para a avenida Lincoln Westin para atender pontos mais críticos da via.

Além disso, a Hiper Engenharia venceu um processo licitatório, na semana passada, para pavimentação ao custo de R$ 300/tonelada. Segundo o secretário, o contrato é de cerca de R$ 150 mil.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo