Postado em quarta-feira, 23 de maio de 2012
às 21:27
Equipamento instalado em Alfenas vai medir quantidade de chuva
Uma parceria entre a prefeitura de Alfenas e a CPRM garantiu a instalação de um pluviômetro na cidade.
Da Redação
Uma parceria entre a prefeitura de Alfenas e a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), de Belo Horizonte, garantiu a instalação de um pluviômetro na cidade. Com este equipamento será possível o monitoramento da quantidade de chuvas em milímetros, em várias regiões da cidade.
O medidor, que pertence a Agência Nacional de Águas (Ana), foi implantado, por dois técnicos de Geociência da CRPM, no almoxarifado da prefeitura, que fica localizado no bairro Vila Betânia.
Por meio do aparelho a Defesa Civil do município receberá leituras diárias sobre o índice de chuvas. Segundo a coordenadora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Edina Mara, o objetivo é aprimorar o trabalho da Defesa Civil na emissão de estado de alerta, checagem da estabilidade de terrenos e das regiões mais chuvosas.
Além disso, com as informações disponibilizadas pelo pluviômetro a prefeitura poderá auxiliar os produtores rurais e as empresas públicas e privadas. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, a instalação do equipamento não representou nenhum custo para o município.
Foto: Ascom/Prefeitura de Alfenas

Equipamento foi instalado no bairro Vila Betânia
A leitura abrange um raio de 30 quilômetros e o aparelho padrão mede 2,5 metros de largura por 2,5 metros de comprimento. Os dados serão coletados mensalmente pelo servidor público Voldacil de Carvalho, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, que será o responsável pelo repasse das informações a outros órgãos. Segundo a prefeitura, as informações agilizarão o trabalho de prevenção contra os riscos de inundações, deslizamentos de terra, entre outros imprevistos da natureza.
A CPRM é uma empresa pública, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, que tem como sua missão a geração e difusão do conhecimento geológico e hidrológico básico necessário para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

COMENTÁRIOS