Postado em domingo, 5 de outubro de 2025 às 09:09

Prefeitura de Alfenas determina sindicância após suspeita de agressão de secretário à ex-esposa

O prefeito Fábio Florêncio determinou que Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres apure o caso.


Alessandro Emergente

O prefeito de Alfenas, Fábio Marques Florêncio (PT), determinou a instauração de uma sindicância interna para apurar administrativamente as suspeitas de agressão envolvendo o secretário municipal de Meio Ambiente, Vagner Tarcisio de Moraes (Guinho), a sua ex-esposa. A medida foi anunciada um dia após o registro da ocorrência da Polícia Militar, na última quinta-feira.

Segundo nota oficial da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, a secretária Katia Goiatá foi designada para se inteirar do caso junto aos órgãos competentes. O fato teria ocorrido na última quinta-feira (2) durante uma visita do secretário para buscar os filhos. No boletim de ocorrência, a ex-esposa do secretário alegou que Guinho teria desferido um soco em seu ombro. Porém, afirmou não necessitava de atendimento médico, segundo o registro policial.

Histórico de denúncias e medidas rigorosas

A Prefeitura de Alfenas reafirmou que, embora aguarde a apuração dos fatos pelas autoridades competentes, tomará providências rigorosas no âmbito administrativo caso a ocorrência seja confirmada, além das medidas previstas em lei.

O caso ganha destaque devido ao histórico de denúncias de violência doméstica envolvendo o secretário. Em junho deste ano, o Ministério Público protocolou uma denúncia contra ele por violência doméstica relacionada a um caso de 2023, que tramita na 2ª Vara Criminal e de Execuções Penais da Comarca de Alfenas. 

Vagner de Moraes, conhecido como Guinho, já tem histórico de denúncias por violência doméstica (Foto: Alessandro Emergente/Arquivo)

 

 

Em novembro de 2023, quando Guinho ainda era vereador, ele foi acusado de agressão à então esposa, que relatou ter sido agredida com socos no rosto na frente dos filhos. Na época, a denúncia motivou a suspensão do seu mandato por 90 dias, após aprovação unânime do plenário da Câmara Municipal. 

A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, responsável pela apuração inicial, atua na capacitação sobre a Lei Maria da Penha e na promoção de grupos reflexivos para homens autores de violência doméstica, reforçando o compromisso do município no combate a esse tipo de crime. A Secretaria foi criada no atual mandato.  Na sequência, a nota oficial da Prefeitura de Alfenas. 

 



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo