Postado em quinta-feira, 21 de agosto de 2025
às 16:10
Atualizada em quinta-feira, 21 de agosto de 2025
às 17:11
Dívida da Prefeitura de Alfenas com Hospital Alzira Velano pode inviabilizar cirurgias, diz direção
Atendimentos cirúrgicos podem ser suspensos, segundo a direção do pronto-socorro.
Alessandro Emergente
A direção do pronto-socorro do Hospital Universitário Alzira Velano (HUAV) afirmou que pode haver suspensão de alguns procedimentos, entre eles determinadas cirurgias, caso a Prefeitura de Alfenas não efetue o pagamento de uma dívida de R$ 9,4 milhões. A informação foi divulgada pelo diretor clínico e coordenador do pronto-socorro, médico Denis Claudino Silva.
O médico fez uma postagem em seu perfil nas redes sociais, cobrando o débito. Ele confirmou à reportagem do Alfenas Hoje o problema enfrentado pelo hospital com a falta de repasses e disse que houve tentativas de conversas, mas sem resolução do problema até o momento.
Silva diz reconhecer que os pagamentos são feitos com maior frequência no atual governo em relação ao anterior, mas os repasses ainda são insuficientes, o que pode comprometer o atendimento. “Tem alguns procedimentos que se o paciente não realizar, poderá evoluir com consequências graves para a saúde. Contamos com sua compreensão”, diz no post em que marcou o prefeito Fábio Florêncio (PT).
Uma nota do HUAV também foi compartilhada por Silva. Nela é informado que os recursos já foram transferidos para o município, por meio do Fundo Municipal de Saúde (FMS), mas que não foram repassados para o hospital. "Este atraso compromete as finanças da instituição e poderá inviabilizar a continuidade de vários serviços para a comunidade, inclusive muitas cirurgias já foram suspensas", diz a nota.

Ainda segundo a nota, são atendidos no HUAV 30 mil pessoas por mês, beneficiando pacientes de Alfenas e de outros 23 municípios.
As polêmicas em torno do pagamento de dívidas da Prefeitura de Alfenas com o HUAV já ocorreram em anos anteriores, com cobranças públicas, como em 2020. No ano seguinte, em 2021, a administração municipal divulgou dados que apontavam débitos do Estado com o FMS, com base em um relatório com o Tribunal de Contas do Estado. Parte da dívida, referente a gestões anteriores, já foi judicializada.
A redação do Alfenas Hoje entrou em contato com a Prefeitura de Alfenas, por meio da assessoria de comunicação, para que possa se manifestar sobre o assunto e caso haja uma resposta a reportagem será atualizada.