Postado em quinta-feira, 31 de julho de 2025
às 20:08
Transformação de Efoa em Unifal completa 20 anos
Universidade, que surgiu da antiga Efoa, celebrou a data com eventos que reuniram reitores e líderes históricos para refletir sobre a trajetória da instituição.
Da Redação
A Unifal (Universidade Federal de Alfenas) celebrou, na última terça-feira, 29 de julho, o 20º aniversário de sua transformação em universidade federal. A data marca a sanção da Lei nº 11.154, em 2005, que converteu a Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (Efoa/Ceufe) em uma instituição federal. Duas décadas depois, a universidade se consolidou com a expansão, implantando campi em Poços de Caldas e Varginha e expandindo a unidade de Alfenas.
A Unifal conta hoje com mais de 7 mil estudantes matriculados, dezenas de cursos de graduação e pós-graduação, centros de pesquisa e projetos de extensão. O reitor, professor Sandro Amadeu Cerveira, destacou que a universidade superou desafios como a pandemia de Covid-19 e reduções orçamentárias.
Cerveira ressaltou que o crescimento se refletiu no IGC (Índice Geral de Cursos), o principal indicador de qualidade, que tem uma "curva consistentemente ascendente rumo à nota máxima". Para o reitor, a trajetória da instituição é um "projeto coletivo e intergeracional" construído pela dedicação de muitas pessoas ao longo dos anos.
.jpg)
As celebrações do aniversário, realizadas na última terça-feira, começaram com um momento cívico simultâneo nos três campi e uma sessão solene, que homenageou personalidades que contribuíram para a história da instituição. O ponto alto foi uma roda de conversa intitulada “20 anos de Unifal, 65 anos de federalização e 111 anos de história”, que reuniu o atual reitor e dois ex-dirigentes: o professor Antônio Martins de Siqueira (gestão 2005-2010) e o professor Paulo Márcio de Faria Silva (gestões 2010-2018).
Durante a conversa, os reitores compartilharam experiências e desafios de suas respectivas gestões, ressaltando o crescimento da universidade em infraestrutura, desenvolvimento acadêmico e impacto social. O professor Antônio Siqueira relembrou as dificuldades iniciais da transição da Efoa para universidade e a implantação dos novos campi.