Postado em domingo, 6 de julho de 2025
às 09:50
Mutirão de castração esteriliza mais de 150 cães e gatos em três dias
Ação do Prosan e Veterinários na Estrada contou com apoio de morador que cedeu casa no Residencial Martelli.
Da Redação
A Prefeitura de Alfenas, por meio do Programa de Saúde Animal (Prosan), em parceria com a ONG Veterinários na Estrada, realizou um mutirão de castração de cães e gatos que resultou na esterilização de mais de 150 animais. Somente na quinta-feira, 3 de julho, 60 animais foram castrados no Residencial Martelli, somando-se aos mais de 90 procedimentos realizados nos dias 1 e 2 de julho, no bairro Náutico.
No Residencial Martelli, o trabalho da equipe de castração foi possível graças à solidariedade do morador do bairro, Renato Borges da Silva, que cedeu sua casa para receber os veterinários e auxiliares. Silva explicou que havia dificuldade em encontrar um local adequado para atender os moradores e, compreendendo a importância do mutirão, disponibilizou sua residência.
A veterinária do Veterinários na Estrada, Amalia Margarida, ressaltou a relevância do procedimento para a saúde animal e da comunidade. "Com a castração podemos fazer o controle populacional, evitando o número excessivo de animais nas ruas e minimizando a transmissão de doenças conhecidas como zoonoses, sendo elas a verminose, sarna, raiva, leptospirose, leishmaniose e a esporotricose, que é transmitida pelos gatos", explicou.
A coordenadora do Prosan, Marta Pellegrin, destacou que as ações do programa beneficiam tanto os animais quanto a população, sendo uma questão de saúde pública. Ela enfatizou que a castração também ajuda a evitar maus-tratos, abandono e o aumento de animais de rua. Marta informou ainda que o Prosan realiza uma ação mensal de castração que atinge cerca de 100 animais, contando com parcerias e recursos de emendas parlamentares para expandir o trabalho.
Mais de 150 animais foram submetidos ao procedimento cirúrgico. Ao fundo, na última foto considerando de cima para baixo, a coordenadora do prosan observa o trabalho da veterinária (Fotos: Divulgação/Prefeitura de Alfenas)