Postado em sábado, 17 de maio de 2025
às 10:42
Alfenas vira alvo de operação policial contra contrabando de cigarros eletrônicos
Ação conjunta apreende 40 unidades e prende duas pessoas na cidade; operação também ocorreu em Poços de Caldas.
Da Redação
Alfenas foi um dos focos da Operação Fumus Iuris, deflagrada na quinta-feira (15) pela Receita Federal e Polícia Militar para combater o comércio ilegal de cigarros convencionais e eletrônicos. A ação, que se estendeu também a Poços de Caldas e teve alcance nacional, resultou em apreensões e prisões em ambas as cidades do Sul de Minas.
Em Alfenas, a operação obteve sucesso na apreensão de 40 unidades de cigarros eletrônicos, além de acessórios relacionados a esses dispositivos. Duas pessoas foram presas em flagrante na cidade durante a ação.
.jpg)
.jpg)
Paralelamente, em Poços de Caldas, a operação também surtiu efeito, com a apreensão de 30 unidades de cigarros eletrônicos e a prisão de quatro indivíduos. Uma loja de conveniência localizada na Avenida João Pinheiro, no centro de Poços, foi um dos alvos da fiscalização.
A Receita Federal enfatiza que os responsáveis pela comercialização ilegal em Alfenas, assim como em Poços de Caldas, responderão criminalmente por contrabando e outros crimes conexos. Além disso, os estabelecimentos envolvidos terão seus registros de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) suspensos, e as prefeituras de Alfenas e Poços de Caldas serão comunicadas para a adoção de medidas administrativas, como a cassação dos alvarás de funcionamento.
A proibição da venda, importação e propaganda de cigarros eletrônicos no Brasil vigora desde 2009, conforme determinação da Anvisa. A operação visa combater uma prática que prejudica a saúde pública, onera o sistema de saúde e causa prejuízos à economia nacional, alimentando o crime organizado e a sonegação de impostos.