Postado em quinta-feira, 26 de janeiro de 2023 às 15:03

Vereadores da base governista trocam farpas em plenário

Parlamentar usa expressão “comer no cocho” ao se referir a aliado do governo.


 Alessandro Emergente

Dois vereadores da base do atual governo protagonizaram uma cena de atritos em plenário durante a sessão legislativa dessa semana. O vereador Evanílson Pereira de Andrade (Ratinho/PP) solicitou a contratação de mais fisioterapeutas pela Prefeitura de Alfenas para atender a demanda da população, o que gerou reação do líder do governo, Vagner de Morais (Guinho/PT).

Durante a sua fala, Ratinho disse que dispõe de informações de que são atualmente seis profissionais de Fisioterapia para uma fila de espera de cerca de 1 mil pessoas – além de uma outra lista de pacientes em espera na Unifal (Universidade Federal de Alfenas) que chega a 600. A universidade dispõe de outros 11 profissionais, segundo Guinho. 

Na sequência, Ratinho e Guinho em plenário (Fotos: Reprodução/Youtube)



De acordo com o parlamentar do PP, haverá um processo seletivo para a contratação de dois ou três novos profissionais, o que também é insuficiente para atender a demanda. Ele se dirigiu ao novo secretário de Saúde, Túlio Lima da Silva, solicitando a contratação de novos fisioterapeutas para suprir a demanda.

A reação veio na fala de Guinho, que criticou o parlamentar por levar a crítica ao plenário ao invés de se dirigir diretamente ao prefeito Fábio Marques Florêncio (PT). “Eu admiro você, vereador Ratinho, sendo da base do governo, vê o prefeito todo dia, vê o secretário de Saúde todo dia e vim aqui (em plenário) fazer crítica ao número de fisioterapeutas”, declarou.

Para Guinho, quem tem que usar a tribuna para criticar o governo é a oposição e elevou o tom ao usar a expressão “comer no cocho” (bebedouro ou comedouro para o gado) para se referir a base. “Acho que não tem necessidade de você falar aqui (em plenário). Quem tem que falar aqui é a oposição. Quem come no cocho tem que falar com o prefeito, com o líder do governo e com o secretário de Saúde”, declarou o petista que continuou: “o prefeito não precisa de amigo desse jeito”.

Ratinho, usando direito de resposta concedido pela presidência, disse que Guinho foi muito infeliz com a expressão usada e que o líder do governo deveria pedir desculpas. “Eu fui eleito para defender a população e defendo o prefeito Fábio no que ele faz de bom. Agora, quem come no cocho é você porque eu não”, afirmou.

Dentro do PT

Guinho usou a tribuna para defender o governo em relação a críticas na área da saúde. Ao se direcionar apenas a Ratinho num tom mais duro e dizer que as críticas em plenário devem ser feitas somente pela oposição acabou evidenciando a relação com outro petista, o vereador Jaime Daniel.

O ex-presidente da Câmara Municipal, que continua filiado ao PT, havia usado a tribuna para criticar o governo exatamente na área da saúde. Porém, o líder do governo se limitou apenas rebater a crítica do colega de partido, que tem elevado o tom contra o governo.

O momento da discussão entre os dois vereadores pode ser conferido a partir do 1h34min58seg do vídeo da sessão legislativa abaixo.

 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo