Postado em segunda-feira, 21 de março de 2022 às 13:59

Com aumento das reformas, segmento de casa e decoração cresce 300% no e-commerce

Pesquisa também mostra que a criação de lojas voltadas para esse setor no ambiente on-line cresceu 151% entre 2019 e 2021, com tendência de aumento


 Jogue a primeira pedra quem não resolveu reformar a casa (ou pelo menos comprou um novo acessório para o home office) durante a pandemia. Um levantamento feito pelo aplicativo GetNinjas, que conecta clientes com prestadores de serviços, mostrou que as reformas residenciais aumentaram 57% em 2020, momento em que muitas pessoas permaneceram isoladas em casa e viram novas demandas surgirem no lar, como a adaptação ao trabalho remoto e ajustes para tornar a morada mais confortável e amigável.

Fruto da mudança de comportamento brusca, repentina e necessária, o e-commerce bateu recordes de faturamento em 2021, de acordo com a Neotrust, empresa que monitora as compras on-line feitas no Brasil. Dessa forma, dados da pesquisa exclusiva feita Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina, quem disparou foi o setor de casa e decoração, que apresentou um crescimento de 300% nas compras virtuais entre 2019 e 2021.

"Com o on-line, é possível ir além da rua ou do bairro onde a loja física está localizada, ou seja, pode-se comercializar para todo o Brasil, ampliando os negócios e o faturamento. O atendimento qualificado aos clientes em todos os canais também foi um processo utilizado para impulsionar as vendas durante esse período, além de estratégias de marketing digital e da criação de sites responsivos e personalizados", comenta Guilherme Pedroso, country manager da Nuvemshop e um dos responsáveis pela pesquisa.

Além do mais, o levantamento também mostra que, apenas em 2021, pequenas e médias empresas do setor registraram mais de R$ 200 milhões em faturamento, mais do que o dobro em relação ao ano anterior.

Com a clara importância do comércio on-line, o crescimento de novas lojas virtuais voltadas para esse setor foi de 151% desde 2019. Não por acaso, esse foi o principal meio de consumo durante a quarentena, e os empresários tiveram de se aventurar nesse ambiente para garantir as vendas e manter seu negócio.

É claro que a experiência de compra física não substitui os meios digitais, principalmente se tratando de móveis que possuem valores altos ou objetos decorativos, mas espera-se que o setor continue crescendo no universo virtual.

"De acordo com nosso levantamento, o ticket médio de compras do segmento de Casa e Decoração no ambiente on-line aumentou de R$249,62, em 2020, para R$262,48 em 2021. Em janeiro de 2022, foi registrado um aumento de 9% no faturamento do setor em relação ao mesmo período de 2021. Dessa forma, espera-se que ele continue crescendo em 2022, isso porque os consumidores já estão habituados a comprar on-line com preços competitivos do mercado e há pessoas que seguirão desenvolvendo algumas atividades em casa, como nos modelos de trabalho remoto e híbrido", explica Guilherme.

Outra tendência citada por ele é a de experiências "figitais", ou seja, quando a compra começa no on-line e termina na loja física ou vice-versa. "Ainda assim, as gerações mais jovens, que já estão conquistando seus próprios produtos, casas e independência, esperam que os empreendedores estejam atentos aos novos formatos de atendimento, às novas formas de divulgação e ao uso assertivo das redes sociais. Segundo o levantamento NuvemCommerce 2022, da Nuvemshop, o TikTok está ganhando destaque no mundo dos negócios e já é utilizado por cerca de 14% dos lojistas, por exemplo", finaliza.

A facilidade que a internet traz ao comprar produtos com apenas um clique - ou de pesquisar em diversos ambientes o mesmo produto - é importantíssimo para garantir preços competitivos e negócios cada vez mais engajados e conectados. Por isso, independente do setor, é preciso estar atento diante das mudanças de comportamento do consumidor e de suas novas necessidades.

FONTE: Casa Vogue



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