Postado em sábado, 25 de setembro de 2021 às 11:11

Diário virtual reúne relatos sobre a pandemia

Projeto gerou uma pesquisa de mestrado sobre as vivências dos professores da rede pública de Alfenas durante a pandemia.


 Alessandro Emergente

Um projeto desenvolvido na Unifal (Universidade Federal de Alfenas) criou um diário virtual que reúne relatos de vivências e sentimentos durante a pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2). O objetivo foi reunir diversos relatos, de forma colaborativa, que sirva como registro histórico desse período.

O projeto Diário Virtual “Memórias da Pandemia” foi desenvolvido por Evelyn Soares de Abreu, que é pedagoga, estudante do curso de História da Unifal e mestranda no Programa de História Pública da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). A orientação para a realização do projeto foi feita por professores da Unifal (Lívia Monteiro e Marta Rovai) e da Unespar (Michel Kobelinski).

O projeto foi iniciado em maio de 2020 com a proposta de recolher narrativas sobre sentimentos, afetos, vivências, dores e memórias da pandemia da covid-19. O objetivo foi construir um acervo documental sobre a pandemia, disponibilizando registro das experiências no site da Unifal.

Inicialmente, o público seria somente os estudantes do curso de graduação de História da Universidade. No entanto, assim que o Diário Virtual foi disponibilizado, Evelyn explica que outros públicos começaram a solicitar acesso para escrever e enviar seus relatos.

Entre esses novos públicos, que passaram a colaborar com o projeto, estão os professores da rede pública de Alfenas, que foram fortemente afetados pela pandemia. Evelyn também é professora da rede pública, tanto municipal quanto estadual.

Com a inserção do novo público, o Diário Virtual acabou gerando um projeto de pesquisa de Mestrado, que tem como objetivo analisar os relatos registrados de narrativas orais de professores do município de Alfenas a partir da História Oral em diálogo com a História Pública Digital.

De acordo com Evelyn, a pesquisa pretende contribuir para os estudos sobre as experiências professores na pandemia e para o registro e criação de uma comunidade de ouvintes para suas histórias, que revelam aspectos da educação atravessada pela pandemia a partir das subjetividades. Questões como memória, experiência, acervo, história digital e pública nortearão a análise dos registros.

O Diário Virtual “Memórias da Pandemia” está hospedado no site do Laboratório de História Pública e pode ser acessado por qualquer pessoa. Para conhecer mais, clique aqui



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