Postado em segunda-feira, 10 de maio de 2021 às 15:03

Alfenas recebe medicamentos usados no ‘kit intubação’

SES/MG diz que selecionou 149 hospitais que com estoque em estado crítico.


Alessandro Emergente

Alfenas está entre as cidades que receberão medicamentos utilizados no ‘kit intubação’. Os medicamentos serão enviados, pela Secretaria de Estado de Saúde/Minas Gerais (SES/MG), ao Hospital Universitário Alzira Velano (HUAV), de acordo com a relação divulgada pelo Agência Minas, site oficial do governo estadual.

A SES/MG informou que selecionou hospitais que se encontram em níveis considerados críticos. Em todo o Estado são 149 unidades hospitalares, incluindo o HUAV.

Para Alfenas foram enviadas 300 unidades de Fentanil para o atendimento de pelo menos dez dias. O medicamento é considerado item essencial à sedação dos pacientes em tratamento de covid-19. É utilizado como uma medicação para a dor e também pode ser usado juntamente com outros medicamentos para a anestesia.

A SES/G disponibilizará 102.800 unidades de fentanil para o atendimento de pelo menos dez dias (Foto: Ingrid Vasconcelos/SES-MG)


No Sul de Minas, que receberá mais de 4,5 mil unidades de medicamentos (incluindo outros tipos de fármacos), além de Alfenas também aparecem na lista Lavras, Santa Rita do Sapucaí, Varginha, Pouso Alegre, Itajubá, São Sebastião do Paraíso, Passos, Campestre, Poços de Caldas, Itanhandu e Três Pontas. Além do Fentanil, estão sendo distribuídos os seguintes medicamentos: Cisatracúrio, Atracúrio, Brometo de rocurônio e Propofol.

A SES-MG, juntamente com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), faz levantamento periódico dos estoques dos prestadores e fornecedores de medicamentos e insumos das unidades hospitalares. Também é monitorado o abastecimento de medicamentos nas redes públicas e privadas de assistência médico-hospitalar, que devem informar regularmente à SES-MG sobre o quantitativo de estoques de medicamentos e insumos disponíveis.

Assim que cada remessa chega ao estado, o resultado do monitoramento semanal é analisado para distribuição aos hospitais em situação mais crítica e conforme disponibilidade do estoque. A sugestão de distribuição é validada junto a uma comissão da SES-MG e do Cosems-MG.

O monitoramento semanal dos estoques de kits intubação por hospital e a quantidade de medicamentos disponibilizada pela Secretaria podem ser acessados neste link.



NOTÍCIAS RELACIONADAS


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo