Postado em quinta-feira, 15 de abril de 2021 às 17:05

Direção do Presídio diz que dividiu detentos em três grupos

Os 524 detentos foram divididos em celas a partir de três classificações para que não haja mais contaminações no local.


Alessandro Emergente

A direção do Presídio de Alfenas confirmou oficialmente a infecção pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) de 210 detentos, de acordo com testagens realizadas nos dias 3 e 4 deste mês. Os internos foram divididos em grupos utilizando critérios para que a contaminação não avançasse entre os 524 detentos. As informações estão em um ofício encaminhado ao Ministério Público (MP) após uma representação feita pelo Instituto de Cidadania e Direitos Humanos (ICDH). [Clique aqui e confira os ofícios]

De acordo com o documento, assinado pela diretora geral do Presídio de Alfenas, Anelise Santiago de Mendonça, os 524 detentos foram divididos em três grupos para controle do vírus no local: 1º) os contaminados, 2º) os detentos que testaram negativo para covid-19, mas tiveram contato com os que foram infectados e 3º) internos que também testaram negativo e não tiveram contato com os que tiveram os exames positivos para a covid-19.

A distribuição de detentos nas celas

As celas foram organizadas seguindo esse critério de divisão. “Contudo, na inexistência de espaço apartado no prédio principal, o isolamento é realizado dentro das próprias alas de contenção através de separação por celas”, diz o documento.

Ainda segundo o ofício, a desinfecção é realizada três vezes ao dia em todas as dependências da unidade prisional, utilizando a pulverização de solução de hipoclorito de sódio. A situação é, de acordo com a direção do Presídio, monitorada em tempo integral pela equipe de saúde, composta por médicos e enfermeiros em regime de plantão para possíveis urgências.

Já os detentos, reús e apenados, que apresentam doenças crônicas e preexistentes e que integram grupos de riscos, foram liberados por determinação judicial no início da pandemia. Esses seguem em prisão domiciliar.

Envio das informações

A informações foram encaminhadas no último dia 9 ao promotor Alessandro Ramos Machado, da 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Alfenas. O pedido de informações foi feito pelo MP após uma representação protocolada pelo ICDH no último dia 6.

Na semana passada, o Tribunal de Justiça (TJ) negou a antecipação de tutela feita pelo ICDH para que fosse determinada a prisão domiciliar dos detentos, porém determinou a remessa de informações pelas autoridades responsáveis pelo Presídio de Alfenas sobre a situação no Presídio.



NOTÍCIAS RELACIONADAS


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo