Postado em quinta-feira, 25 de março de 2021 às 15:03

Vida Viva passa a exigir carteira oncológica para acesso a refeitório

A medida foi adotada para garantir a segurança dos pacientes da oncologia e afastar riscos de contaminações.


Da Redação

Uma decisão da Associação dos Voluntários Vida Viva foi comunicada essa semana e passou a valer para pacientes da oncologia que frequentam a Casa do Café. No espaço interno foram montadas tendas para garantir o distanciamento social e, a partir dessa semana, as carteirinhas oncológicas, que comprovam que a pessoa é paciente em tratamento, passaram a serem exigidas para o acesso ao local.

De acordo com a presidente voluntária da Associação Vida Viva, Lucilane Guimarães, a entidade, além de disponibilizar lanche para os pacientes de oncologia, sempre colaborou fornecendo alimentos para pessoas em vulnerabilidade social. São pacientes de hemodiálise, de outras cidades que vem a Alfenas para tratamento, ou até moradores de rua. “Não negamos alimentos as pessoas que nos pedem”, enfatiza.

Tendas foram montadas no espaço interno para atender pacientes oncológicos durante a pandemia (Foto: Associação Vida Viva/Divulgação)


Porém, nas últimas semanas, voluntários e funcionários da Vida Viva perceberam que algumas pessoas com suspeita de covid-19 e que tinham procurado a unidade antigripal do Hospital Santa Casa (HSC) foram a Casa do Café e se apresentaram como pacientes oncológicos.

A situação preocupou a direção da Casa do Café, uma vez que isso colocaria em risco as medidas de segurança adotadas para proteção dos pacientes oncológicos. O auxílio com alimentos as pessoas, que não são pacientes com câncer, continuará sendo realizado, porém no lado externo após análise de cada caso. Mas a entrada na Casa do Café está proibida a não ser que as carteirinhas oncológicas sejam apresentadas.

A Casa do Café atende pacientes oncológicos que buscam auxílio junto à entidade (Foto: Associação Vida Viva/Divulgação)


Lucilane explica que essa é uma medida inevitável para garantir a segurança dos pacientes oncológicos. Na Casa do Café foram feitas uma série de mudanças, como instalação de tendas numa área interna, para se adequar as regras sanitárias e atender os pacientes oncológicos, que muitas vezes são de outras cidades e buscam alimento no local.



NOTÍCIAS RELACIONADAS


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo