Postado em domingo, 29 de novembro de 2020 às 12:12

Nova legislação gera dúvida sobre suplente de vereador

O PP elegeu o vereador Evanílson Andrade Pereira (Ratinho), mas não conseguiu nenhum suplente.


Alessandro Emergente

Uma novidade na eleição deste ano gerou uma situação curiosa. O Partido Progressista, o PP, conseguiu emplacar uma das vagas na Câmara Municipal para a próxima legislatura, mas não elegeu nenhum suplente.

O vereador eleito Evanílson Pereira de Andrade (Ratinho) retornará ao Legislativo como o terceiro mais bem votado, com 1.116 votos. Porém, o seu partido, o PP, não conseguiu eleger nenhum suplente para assumir a vaga (seja provisoriamente ou em definitivo) em uma eventual ausência do titular. 

Cláusula de barreira

Isso porque a minireforma eleitoral, realizada em 2015, estabeleceu uma condição para que o candidato seja eleito ou para ser diplomado como suplente. O candidato precisa atingir 10% dos votos do quociente eleitoral.

O quociente eleitoral, que serve de parâmetro para definir os eleitos, foi de 3.339 votos na eleição em Alfenas. Ou seja, o candidato que não atingiu 334 votos (o número é arredondado para cima) não consegue ser diplomado como suplente, condição legal para ocupar uma vaga no Legislativo, mesmo que seja de forma temporária. 

Lista com os candidatos do PP com melhor desempenho eleitoral (Imagem: Reprodução/Uol)


A mudança na legislação foi uma medida para impedir que candidatos com pouca votação fossem eleitos aproveitando o bom desempenho eleitoral de outros candidatos da mesma legenda, os “puxadores de votos”. Um exemplo foi a votação expressiva do deputado federal Francisco Everaldo Oliveira Silva (Tiririca) em 2014, quando obteve mais de 1 milhão de votos (1.016.796 votos) e sua votação garantiu o acesso ao Congresso Nacional de candidatos com votação inexpressiva.

No PP, nenhum outro candidato além de Ratinho alcançou essa condição mínima para ser eleito. Com isso, o PP é o único, entre as legendas que fizeram representante, que não tem suplente. A candidata Tânia Daniele da Silva (Tânia do PSF) obteve 318 votos, 16 votos abaixo do necessário.

Lacuna na lei


Com isso, quem assumiria a vaga caso Ratinho resolvesse renunciar ao mandato ou se licenciasse do cargo? A legislação não é explícita para esse tipo de situação gerando diferentes interpretações.

Como é uma situação nova ainda não há jurisprudência sobre casos como esse, o que provavelmente deve ser formada a partir de agora com situações semelhantes pelo país que podem ser judicializadas.

Para o ex-vereador Mário Augusto da Silveira Neto, que é mestre em Direito pela Unifenas (Universidade José do Rosário Velano), o judiciário deve apontar para a figura do “suplente geral”, expressão usada por ele para ajudar didaticamente na explicação. Ou seja, na ausência de um suplente na própria legenda o substituto imediato seria o suplente com melhor desempenho eleitoral.

Se a tese for a adotada pela Justiça, José Batista Neto (PCdoB) se tornaria o suplente de Ratinho, uma vez que ele obteve 599 votos – o melhor desempenho entre os suplentes. Passaria a ser suplente de José Carlos Morais (Vardemá), eleito pelo PCdoB, e de Ratinho.

Mas há outras possibilidades levantadas por especialistas ouvidos pela reportagem como a da cadeira permanecer vaga caso o mandato esteja no final ou ainda a possibilidade de candidatos da legenda, que conquistou a cadeira, buscar garantir o direito a vaga em situação de excepcionalidade mesmo sem atingir o requisito do desempenho eleitoral.

Os especialistas acreditam ser difícil a possibilidade do suplente obter êxito num eventual afastamento definitivo do titular, uma vez que a diplomação é condição necessária para assumir o mandato. Mas, diante da lacuna na lei, alguns candidatos podem recorrer à Justiça sob a alegação de que a vaga é do partido.



NOTÍCIAS RELACIONADAS


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo