Postado em domingo, 29 de novembro de 2020

Qual é a cor mais popular do mundo?


Uma pesquisa feita por especialistas da Universidade de Wisconsin-Madison tentou descobrir qual é a cor mais popular do mundo e revelou que as pessoas preferem o azul por causa das “boas vibrações”. O estudo feito em 2011 se baseou em dados coletados durante sete anos.
 
No total, existem mais de 110 tons de azul catalogados e um deles é o predileto de cerca de 45% da população mundial. No mundo dos negócios, o azul é usado em empresas que querem transmitir sentimento de calma, simpatia, harmonia e fidelidade.
 
“É muito difícil pensar em coisas azuis negativas. Muitas coisas ruins que relacionamos a essa cor não são realmente tão azuis, são muitas vezes mais roxas ou amarelas”, explica a psicóloga Karen Schloss, uma das autoras do estudo.
 
Um dos elementos levantados que podem indicar por que essa cor é a preferida no mundo todo é o fato do predomínio do azul no céu e no mar, levando a uma relação direta com a vida na Terra.
 
Azul é a cor mais bela
Contudo, vale ainda afirmar que essa preferência pelo azul não é uniforme durante todo o ano. Os psicólogos Stephen E. Palmer e Karen Schloss refizeram a pesquisa em 2013 para medir alguma alteração na opinião das pessoas e descobriram que os gostos mudam de acordo com a estação do ano e o momento vivido.
 
Por exemplo: na época do outono, existe uma preferência maior por cores mais sóbrias e escuras. Já as pessoas que estão vivendo grandes comemorações preferem os tons mais quentes.
 
Por fim, o estudo comprovou ainda uma mudança de preferência com a aproximação das eleições, quando o usuário tende a dar mais prioridade para cores relacionadas aos partidos ou causas que defende.
 
Azul ou verde, como seu cérebro percebe as cores?
Psicologia das cores

As cores têm uma relação direta com o que sentimos e são usadas para nos guiar em decisões de compra. Desta forma, o marketing aproveita as ações do inconsciente para cumprir com os objetivos de divulgação.
 
Algumas marcas, por exemplo, optam por tons de cinza para transparecer elegância e intelectualidade. Porém, essa mesma cor também pode remeter a tédio e velhice. O azul costuma remeter a serenidade, bondade e paciência, e jamais deve ser usado para decorar uma lanchonete ou embalagens de comida. O vermelho remete a sensualidade, vitalidade e agressividade. É, por isso, uma das cores favoritas das redes de fast food.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Mega Curioso

 



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo