Postado em sábado, 31 de outubro de 2020 às 11:11

Infecções causadas pela covid-19 são alvo de grupo de pesquisadores da Unifal

Os estudos envolvem ainda pesquisadores de outras duas universidades mineiras.


Da Redação

A Unifal (Universidade Federal de Alfenas) e outras duas universidades públicas localizadas em Minas Gerais estão desenvolvendo um estudo para criar um composto que age diretamente nas infecções causadas pelo novo coronavírus, o Sars-Cov-2.

Se a pesquisa for bem-sucedida, o enfrentamento à covid-19 terá um medicamento capaz de combater as infecções causadas pela doença. Na pesquisa, iniciada em julho, também estão envolvidos alunos de iniciação científica, doutorado e técnicos do laboratório de bioquímica da Universidade Federal de Alfenas.

O estudo ainda está em fase inicial e a expectativa é que até o segundo semestre do ano que vem seja possível iniciar testes em animais. Os testes clínicos serão realizados de seis meses a um ano se os resultados iniciais forem positivos.

A segunda fase dos estudos está sendo realizada pela Unifal (Foto: Reprodução/EPTV)


O estudo faz parte do plano de ações e pesquisas da Unifal para o enfrentamento à covid-19, que tem financiamento do Ministério da Educação, e envolve outras duas universidades mineiras: UFSJ (Universidade Federal de São João Del Rei) e a UFMF (Universidade Federal de Minas Gerais).

A Unifal é responsável pela segunda fase do estudo, que faz a análise de caracterização dos efeitos das biomoléculas produzidas na primeira fase, realizada pela UFSJ. As melhores combinações serão enviadas para UFMG, em uma terceira e última etapa: a de confirmação da eficácia em casos de infecção pelo novo coronavírus.

“A expectativa é modular, regular essa resposta imune, diminuir os danos no pulmão causados por essa resposta imune demasiada e também pelo vírus, além de prevenir infecções secundárias, tanto bacterianas quanto virais, ou seja, novas pneumonias que venham a ser facilitadas pela covid-19”, disse a coordenadora do projeto, Marina Quádrio Rodrigues em entrevista recente à EPTV, afiliada da TV Globo. As informações são do portal G1.



NOTÍCIAS RELACIONADAS


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo