Postado em sábado, 7 de novembro de 2020

Conheça as 3 carreiras mais promissoras do agronegócio brasileiro


Em um ano difícil para a economia como um todo, o agronegócio se mostrou mais uma vez que não para. Com o alto desenvolvimento da produção agropecuária brasileira nos últimos 40 anos, o Brasil será o grande fornecedor de alimentos do futuro. Em 2019, a soma de bens e serviços gerados no agronegócio chegou a R$ 1,55 trilhão ou 21,4% do PIB brasileiro.

As vendas externas do agronegócio em julho de 2020 representaram 51,2% no valor total exportado pelo país, somando US$ 10 bilhões no mês passado, alta de 11,7% em relação ao valor exportado em julho de 2019, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Com notável participação na economia brasileira, o agronegócio é responsável por criar grandes oportunidades de emprego. A participação do agronegócio no mercado de trabalho brasileiro foi de 19,6% em 2019 (no total, a população ocupada somou 93,4 milhões de pessoas, avanço de 2% entre 2018 e 2019), segundo dados de pesquisas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP.

Diante desse quadro positivo, a busca por profissionais qualificados disparou nos últimos anos. De acordo com dados da consultoria de recrutamento Michael Page, as contratações no agronegócio aumentaram em 25% entre 2016 e 2017. As posições mais solicitadas estão nas áreas de operações (50% das contratações), finanças (30%) e vendas (20%). Os salários, em média, variam entre 6 mil e 25 mil reais por mês.

A alta nas contratações é acompanhada pelo aumento do interesse do brasileiro por carreiras no agronegócio. Reconhecendo o crescimento na demanda de profissionais para o agronegócio e na intenção de colaborar com esse desafiador processo de escolha do jovem, a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) oferta os cursos de graduação mais importantes do agro brasileiro:

Agronegócio

O Gestor do Agronegócio formado pela Fazu domina o gerenciamento das cadeias produtivas e a administração de empresas e propriedades rurais. A formação em Agronegócio qualifica para atuar com gestão, consultoria, agroindústria, comercialização, exportação e novas tecnologias.

O curso possibilita vivenciar na prática a realidade da profissão, através de iniciativas de empreendedorismo e do contato direto com empresas referência no setor, através de visitas técnicas, estágios e participação em grandes feiras e eventos. O Agronegócio Fazu é nota 4 no MEC e foi pensado como um curso de curta duração, para rápida inserção no mercado de trabalho.

Agronomia

O Engenheiro Agrônomo formado pela Fazu domina os sistemas de produção vegetal, atuando de forma sustentável desde o preparo do solo até o gerenciamento de toda a cadeia produtiva. Consolidada com mais de 30 anos de excelência no ensino, a Agronomia Fazu qualifica profissionais sobre as grandes culturas e as principais técnicas da profissão, temas atuais são diferenciais abordados, como Agricultura de Precisão, Manejo Fitossanitário, Nutrição Vegetal e Produção Sucroalcooleira. Eleito por três anos seguidos dentre as faculdades particulares no RUF – Ranking Universitário da Folha de São Paulo.

Zootecnia

O aumento da população global estimula cada vez mais a contratação do profissional empreendedor que é o Zootecnista, que domina os sistemas de produção animal, atuando desde o manejo até o planejamento agropecuário.

Com 45 anos de história, a Zootecnia Fazu dissemina conhecimento técnico, gerencial e estratégico nos campos de nutrição e bem-estar animal, forragicultura e pastagens, reprodução e melhoramento genético, dentre outras grandes áreas da profissão. O curso de Zootecnia da Fazu é consolidado como um dos primeiros e mais reconhecidos do país. Possui IDD 5 no MEC. Conceito máximo de um indicador que mede o desenvolvimento dos estudantes ao longo do curso.

 

 

 

 

 

 

Fonte: G1



Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, eu aceito