Postado em segunda-feira, 15 de junho de 2020 às 23:11

Dia do voluntariado faz homenagem a Mério Rodrigues

A data 16 de junho foi escolhida como uma homenagem ao fundador da Associação Vida Viva.


Da Redação

Essa terça-feira, 16 de junho, comemora-se o Dia Municipal do Voluntariado Mério Rodrigues. É a primeira vez que a data é oficialmente comemorada. A lei (n° 4.958/2020), que estabelece a data, foi instituída recentemente.

Sancionada pelo prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT) no dia 28 de maio, a nova lei foi aprovada pela Câmara Municipal, em decisão unânime, após ser proposta pelo vereador João Carlos Tercetti (PT).

A escolha da data, 16 de junho, é uma homenagem a Mério Alves, voluntário fundador da Associação Vida Viva. Nesta terça-feira, Mério completaria 83 anos. Ele faleceu em dezembro de 2013.

De acordo com a presidente da Vida Viva, Lucilane Fernandes Guimarães, internamente a ONG sempre comemorou a data em homenagem ao fundador. A ideia foi levada a Tercetti que propôs instituir a data oficialmente.

Mério Rodrigues fundou a Associação Vida Viva (Foto: Alessandro Emergente/Arquivo)


A escolha de Mério Rodrigues para nomear o Dia Municipal do Voluntariado se deu por sua conhecida trajetória como voluntário fundador da Associação Vida Viva de Alfenas, entidade filantrópica que, há 18 anos, acolhe e ampara pessoas carentes com câncer e seus familiares. Atualmente, a associação oferece assistência para mais de 2.300 pessoas com câncer moradoras de Alfenas e diversos municípios da região.

Devido a pandemia da Covid-19, a primeira data comemorativa do Dia Municipal do Voluntariado não terá ações presenciais comemorativas. A ideia é articular, nos próximos anos, ações conjuntas entre as ONGs, homenageando voluntários.

Lucilane explica que a pandemia tem impactado negativamente no trabalho dos voluntários. Muitos deles, por pertencerem a grupos de risco, tiveram que suspender as suas colaborações. Dos mais de 100 voluntários inscritos do Vida Viva, cerca de 15 continuam atuando no período de pandemia.

Por isso, as ONGs têm feito apelos para adesão de novos voluntários aos projetos. “Devido à necessidade de distanciamento social causada pela pandemia, a maioria de nossos voluntários mais assíduos e ativos teve que se se afastar do trabalho, pois fazia parte dos grupos de risco, principalmente em função da idade, então, como nossos programas de atendimento não pararam, estamos fazendo um apelo para que novos voluntários se apresentem”, explica a coordenadora de voluntariado da Associação Vida Viva, Claudinéa Andrade.

Quem desejar se cadastrar como voluntário – ou fazer qualquer tipo de contribuição – pode entrar em contato com a entidade pelo tel.: (35) 3292-5088, ou ir diretamente à sua sede regional, na Rua João Paulino Damasceno, 1193, no bairro Santa Rita, em Alfenas.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.