Postado em sexta-feira, 5 de junho de 2020
às 13:01
Atualizada em sexta-feira, 5 de junho de 2020
às 16:40
Enéias deve ser anunciado como vice em chapa de Amadeu Peloso
Acordo já está encaminhado, mas ainda não foi anunciado oficialmente.
Alessandro Emergente
O ex-presidente da Câmara Municipal Enéias Rezende (PSDB) deve ser anunciado, em breve, como pré-candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Amadeu Peloso (PDT). A informação foi confirmada tanto por Enéias quanto por Amadeu, que afirmaram, essa semana, faltar apenas detalhes para que o acordo seja anunciado oficialmente.
A expectativa é que os detalhes da articulação política sejam concretizados até a próxima semana. Segundo Enéias, o acordo está encaminhado e está praticamente certa a sua participação como vice na chapa encabeçada pelo PDT.
O acordo com o bloco, liderado pelo PDT, é recente e surpreendeu o meio político nas últimas semanas. Enéias era o nome encaminhado para ser vice na chapa do ex-prefeito Pompilio Canavez (PV). Mas, nas últimas semanas, o peessedebista foi atraído pelo grupo de apoiadores do PDT.
Enéias justificou a sua mudança como uma estratégia pragmática. Ele aposta em uma polarização entre o PT, do atual prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho), que deve concorrer à reeleição, e uma coalizão de lideranças, identificadas mais com a direita no espectro ideológico.
Enéias foi candidato a prefeito na última eleição, quando obteve 2.997 votos (7%). Foi presidente da Câmara Municipal e ocupou a função de vereador em três legislaturas – em uma delas era suplente e ocupou a cadeira em parte da legislatura. Ligado a base evangélica, atrai apoios e votos nessa camada de eleitores.
Na avaliação de Enéias, uma fragmentação de candidaturas favorece a reeleição de Luizinho e vê no grupo, encabeçado pelo PDT, a possibilidade de polarizar, atraindo novos apoios. A ideia, segundo ele, abrir diálogo com grupos políticos que ainda não integram a frente que tem Amadeu como pré-candidato.
Durante a semana, Amadeu Peloso confirmou à reportagem do Alfenas Hoje o encaminhamento do acordo para ter Enéias como vice na chapa. Disse concordar que a fragmentação de candidaturas majoritárias favorece a reeleição de Luizinho e, por isso, a estratégia de polarizar, atraindo uma frente de partidos em oposição ao atual governo.
O nome de Maria Idalina Pacheco, que foi secretária de Ação Social durante a administração do ex-prefeito Maurílio Peloso (PDT), pai de Amadeu, estava encaminhado para compor a chapa como vice. Essa informação foi confirmada à reportagem por Amadeu, que admitiu eventuais dificuldades em uma “chapa puro sangue” num cenário eleitoral mais fragmentado.
Pré-candidatura do PV
A saída de Enéias da chapa encabeçada pelo PV provocou uma movimentação política e rumores de que Pompilio desistiria da pré-candidatura. Por isso, o ex-prefeito divulgou um vídeo afastando essa possibilidade, classificada por ele como “boatos”. Aliados, inclusive, classificaram os boatos como uma possível estratégia de adversários.
Diante desse cenário, o PV divulgou para essa sexta-feira, às 20h, o lançamento oficial da pré-candidatura de Pompilio em uma live nas redes sociais do Partido Verde e do ex-prefeito. O grupo ainda define um nome para substituir Enéias na composição da chapa.
Em tempo
A direção do PV entrou em contato com a redação do Alfenas Hoje logo após a publicação da reportagem e informou que o lançamento da pré-candidatura de Pompilio Canavez à Prefeitura de Alfenas é devido ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta sexta-feira, 5 de junho.
Ainda segundo o PV, vários pré-candidatos do partido seguiram a mesma estratégia e usarão a data para o lançamento de pré-candidaturas.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Justiça Eleitoral rejeita pedido de inelegibilidade do prefeito de Alfenas
- Vereadores tomam posse e elegem Jaime Daniel para presidir a Câmara Municipal
- Prefeito reeleito é empossado e elege prioridades para início do mandato
- Candidatos a prefeito gastaram juntos mais de R$ 684 mil na campanha
- Prefeito, vice e vereadores eleitos são diplomados pela Justiça Eleitoral
COMENTÁRIOS