Postado em segunda-feira, 9 de março de 2020

Alfenas participa da 1ª Capacitação do Programa Selo Prevenção Minas

O evento está previsto para a próxima terça-feira, na Unifenas.


Da Redação

Alfenas vai receber, na próxima terça-feira, instituições de justiça e segurança pública, rede de proteção social de Alfenas para a “1ª Capacitação do Programa Selo Prevenção Minas”. Em novembro de 2019, Alfenas foi a primeira cidade piloto a receber o novo programa de Prevenção à Criminalidade do Governo do Estado. Um projeto da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) que atua como uma espécie de consultoria qualificada para municípios, ajudando no diagnóstico das especificidades do cenário da criminalidade local e propondo ações de prevenção à criminalidade. O objetivo é qualificar as ações desenvolvidas para evitar que o crime aconteça.

A partir da assinatura do termo de cooperação entre a Prefeitura de Alfenas e o Estado, a Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade da Sejusp, responsável pela execução do Selo Prevenção Minas, cria uma comissão municipal de prevenção à criminalidade e passa a coordenar a elaboração de um diagnóstico de segurança pública em Alfenas.

Este diagnóstico, desenvolvido em parceria com especialistas e acadêmicos da Fundação João Pinheiro, busca traçar um raio-x das dinâmicas criminais do município de Alfenas. Este perfil detalhado de como a criminalidade atua em Alfenas sendo a matéria prima do trabalho da equipe do Selo Prevenção Minas: de posse das informações, serão propostas ações de intervenção, a partir de um Plano Municipal de Prevenção à Criminalidade.

O primeiro passo foi dado e, agora, no dia 10 de março, às 9 horas, acontece em Alfenas, no Salão de Eventos 01 da Unifenas (Universidade José do Rosário Vellano), a “1ª Capacitação do Programa Selo Prevenção Minas”, com a temática de Prevenção à Criminalidade.

O evento é uma realização da Sejusp, em parceria com a Prefeitura de Alfenas. No evento estará presente a Subsecretária de Prevenção à Criminalidade da Sejusp, Andreza Rafaela Abreu Gomes. Haverá certificado e os membros da Comissão Municipal de Prevenção à Criminalidade serão apresentados.

Segundo Cláudia Martins, articuladora de Prevenção à Criminalidade Selo Prevenção Minas, do Instituto Elo, a presença das instituições de Justiça e Segurança Pública, bem como, das Secretarias Municipais, equipamentos de proteção social, instituições do terceiro setor que trabalham com essa temática, estudantes e interessados no assunto é fundamental e enriquecerá ainda mais o evento.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.