Postado em sábado, 26 de outubro de 2019 às 17:05

Alfenas consolida processo de entrada no Mapa do Turismo

A inserção de Alfenas na política nacional do Mapa do Turismo é uma das etapas.


Da Redação

A Secretaria Municipal de Juventude e Turismo busca a certificação do Ministério do Turismo para inserir o município no Mapa do Turismo Brasileiro, um instrumento de ordenamento que auxilia no desenvolvimento das políticas públicas para o turismo. Faz parte do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), que define o recorte territorial que deve ser trabalhado pelo Ministério e a ferramenta deverá ser atualizada a cada dois anos.

O Mapa é concedido para municípios que detém boas práticas da gestão do turismo. Para ter a certificação deve prestar contas ao Ministério do Turismo em diversas áreas, passando pela estruturação administrativa (comprovando a existência de uma secretaria de turismo com orçamento aprovado exclusivo para tal finalidade), desempenho (detenção de um Conselho Municipal de Turismo ativo, desenvolvimento de um Plano Municipal de Turismo, realização de pesquisa e monitoramento e dados a respeito da atividade) e organização (apresentar empresas do ramo de turismo cadastradas junto ao Cadastur).

Após o credenciamento e inserido no Mapa, a cidade pode obter cinco possíveis categorias: A B, C, D, E. Na região turística ao qual o município pertence, o Lago de Furnas, Alfenas e Boa Esperança conseguiram as maiores classificações, alçando a categoria “C”.


De acordo com a Prefeitura, esse resultado garante ao Município uma série de benefícios perante políticas públicas regionais, estaduais e nacionais de turismo, entre elas o acesso a recursos de programas do próprio Ministério do Turismo e montantes de verbas maiores para pleitear projetos com exclusividade para municípios de categoria A, B e C, como exemplo, recursos ligados à área de pesquisa e marketing, comercialização de destinos, dentre outros.

O prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT) atribui o sucesso a uma série de ações que vem sendo elaborada pelo Município através da Secretaria de Juventude e Turismo. “Chegamos até aqui por acreditarmos no turismo como uma matriz econômica de distribuição de renda. Temos a convicta certeza de que estamos prontos para dar passos maiores e entregar a sociedade projetos turísticos que possa gerar resultados à Alfenas”, ressaltou.

Para o turismólogo Vinícius Amantéa Campos, que atua junto à Secretaria de Turismo, a certificação do Município no mapa do turismo possibilita maior visibilidade perante os órgãos estaduais e federais, facilitando os trâmites burocráticos para desenvolver a atividade turística na cidade e atrair projetos maiores, como é o caso do projeto de cicloturismo da cidade chamado de “Tour de Alfenas”.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo