Postado em quinta-feira, 29 de agosto de 2019 às 14:58

Minas ganha nova rota de peregrinação

Nhá Chica – Caminho das Virtudes foi lançada na última semana em Baependi; percurso de 220 km vai de Tiradentes a São Lourenço.


O trecho da Estrada Real onde viveu e morreu a beata mineira Nhá Chica agora é rota turística de peregrinação. O percurso de 220 km vai de Tiradentes a São Lourenço, passando por Santa Cruz de Minas, São João del Rei, Carrancas, Cruzília, Baependi, Caxambu e Soledade de Minas. A Rota Nhá Chica – Caminho das Virtudes é um projeto do Sebrae Minas e foi lançado na última quinta-feira, em Baependi, no Sul de Minas.

Em devoção a Nhá Chica, anualmente, centenas de pessoas fazem peregrinação rumo a Baependi – cidade onde a religiosa morreu – em agradecimento pelas graças alcançadas. A caminhada é por uma estrada de chão com paisagens exuberantes de cachoeiras, grutas, mirantes, serras e represas, que inspiraram o Sebrae Minas, em parceria com as prefeituras de nove cidades mineiras, a desenvolver um projeto de promoção turística regional em homenagem à beata mineira.

O desenvolvimento da rota teve início há dois anos, com ações de governança, pesquisas e levantamentos dos atrativos turísticos e histórico-cultural, roteirização e capacitação dos meios de hospedagem e de alimentação fora do lar da região.

“Queremos que a Rota Nhá Chica – Caminho das Virtudes seja uma experiência de reflexão para turistas e devotos e que ofereça uma infraestrutura adequada que estimule o aumento do fluxo turístico na região e, consequentemente, a ampliação das oportunidades para desenvolvimento dos pequenos negócios locais e a geração de emprego e renda para a população”, justifica Afonso Maria Rocha, superintendente do Sebrae Minas.

Até o final deste ano, rota será sinalizada e ganhará site e guia

A rota pode ser feita a pé, de bicicleta, moto, cavalo ou carro. A caminhada dura, em média, nove dias, em ritmo de 20 km/dia. O trajeto é dividido em 11 trechos, de 11 km a 30 km cada percurso, que receberam nomes das virtudes atribuídas a Nhá Chica: castidade, prudência, fé, humildade, fortaleza, justiça, pobreza, obediência, caridade, esperança e temperança.

Até o final do ano, a rota será sinalizada com placas e avisos sobre o significado de cada virtude. Haverá ainda um site com informações sobre o percurso e um guia impresso que vai orientar turistas sobre condições da caminhada em cada trecho, distância, tempo necessário, equipamentos de segurança e serviços, como restaurantes e hospedagem.

Quem foi

Nhá Chica. Analfabeta e filha de escrava, Francisca de Paula de Jesus nasceu em Santo Antônio do Rio das Mortes, distrito de São João del Rei, mas viveu boa parte da vida em Baependi, onde ficou conhecida como a “mãe dos pobres”. Desde a sua morte, em 14/06/1895, milagres são atribuídos a ela. Os relatos de cura sem explicação científica foram decisivos para a sua beatificação em 2013.

Fonte: O Tempo



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo