Postado em quinta-feira, 15 de agosto de 2019 às 21:09
Atualizada em sábado, 17 de agosto de 2019 às 18:02

GMs iniciam atuação com armas de fogo

É a segunda Guarda Civil Municipal do interior de Minas a ser armada.


Alessandro Emergente

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Alfenas passa a atuar, a partir de domingo, com armas de fogo. A entrega simbólica que seria feita na tarde de sexta-feira foi cancelada. Nesse sábado, os GMs passaram por um curso de reciclagem com instrutores credenciados pela Polícia Federal (PF).

A GCM de Alfenas é a segunda cidade do interior de Minas Gerais a atuar com arma de fogo. A primeira foi Lagoa da Prata. As demais cidades com guardas municipais armados ficam na região metropolitana, entre elas Betim, Contagem e Belo Horizonte.


As pistolas TH 380, da marca Taurus, serão entregues aos integrantes da GCM (Foto: Arquivo/Alfenas Hoje)


A entrega oficial das armas seria feita, no final da tarde de sexta-feira, pelo prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT) na sede da Secretaria de Defesa Social, no Jardim Aeroporto. Porém, a cerimônia foi cancelada. Os 37 da corporação estão aptos a portar as armas em serviço.

Além de armas de eletrochoque, conhecida como “teaser”, os GMs passarão a portar pistolas TH 380, da marca Taurus, entregues a municipalidade em dezembro. Os GMs pleiteiam a criação de um estatuto próprio devido as particularidades da função como agentes de segurança pública, porém essa reivindicação ainda não foi atendida.

O anúncio do convênio com a Polícia Federal, autorizando o armamento, foi em março do ano passado. Um mês depois, os 37 GMs, que integram a corporação, passaram por um treinamento durante três semanas. Foram 100 horas de treinamento ministrado por agendes credenciados pela PF, sendo 66 horas de atividade prática e o restante de aulas teóricas. Foi uma das exigências do processo de armamento da GCM de Alfenas.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.