Postado em terça-feira, 13 de novembro de 2018
às 10:10
Projeto nas escolas estimula brincadeiras e interação entre crianças
A Unifal é parceira da Secretaria de Educação de Alfenas no desenvolvimento de ações na área de Educação Infantil do município.
Da Redação
O projeto, realizado nas escolas municipais de Alfenas, foi criado a partir da demanda de formação de profissionais da Educação Infantil na brincadeira e interação de crianças de diferentes faixas etárias. É o projeto “Organização do tempo-espaço na Educação Infantil: Oficinas Interidades”, sob coordenação, no âmbito da instituição, do professor Dr. Alexandre Nishiwaki Da Silva.
A proposta está sendo executada por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) e a Unifal (Universidade Federal de Alfenas).
De acordo com a Prefeitura, foram realizados diversos encontros em diferentes escolas de educação infantil do município e também levantadas as condições da brincadeira em cada momento, tendo por objetivo redesenhar com as equipes das unidades escolares, práticas pedagógicas centralizadas no brincar.
De acordo com a SMEC, o projeto teve como alicerce o desenvolvimento de relações e diálogos entre a universidade e a comunidade, pois trata-se de uma tentativa de superar o discurso da hegemonia acadêmica substituindo-o pela construção coletiva de saberes e práticas em torno do objetivo principal destas propostas. Ou seja, construir com as professoras da rede municipal um aparato teórico e prático sobre a importância da brincadeira entre crianças de diferentes idades na educação infantil.
O projeto discutiu as exigências contemporâneas da formação de professores a partir da contribuição de diferentes perspectivas, em diálogo com os professores e a comunidade, elaborando uma nova proposta pedagógica para as unidades escolares, esclareceu a Secretaria de Educação e Cultura.
As escolas participantes do projeto até agora foram Dona Zinica, Lago Azul, São João da Escócia e Raios de Sol, mas a parceria já está formada para a continuidade dos trabalhos no próximo ano.
A secretária municipal de Educação e Cultura, Tani Rose, comenta que brincar e interagir nunca foi tão importante como nos dias de hoje, já que a tecnologia tomou conta dos cenários infantis. “As crianças, infelizmente, desde muito cedo, são incentivadas a se isolarem diante das máquinas tecnológicas como celulares, por exemplo. Isto afasta as crianças do brincar por brincar, do brincar para explorar e descobrir o mundo real”, destacou.
COMENTÁRIOS