Postado em quinta-feira, 20 de setembro de 2018 às 10:10

6 dicas para decorar a casa para a primavera

Chegada da nova estação pode ser boa oportunidade para uma repaginada...


 Com o fim agosto, o clima de despedida do inverno. Enquanto isso, a primavera se aproxima trazendo a expectativa por dias mais bonitos, quentes e ensolarados. A mudança de estação renova as energias e pode ser o momento perfeito para uma repaginada em alguns detalhes do dia a dia, como na decoração da casa, por exemplo.

Além dos tradicionais arranjos florais, mudanças nos tons de cores da sala, tecidos mais leves e um mobiliário mais simples podem fazer parte da nova composição para a temporada. Com a ajuda das lojas Lebes e das arquitetas Karime Martins e Hannah Lang, pós-graduadas em arquitetura de interiores e sócias no escritório Studio ARKH, elaboramos seis dicas para deixar os ambientes da casa com a cara da estação das flores. Confira:


Tons vivos e/ou terrosos como verde, azul turquesa, laranja, amarelo e vermelho podem compor a decoração primaveril

Para dar um adeus definitivo ao inverno, busque evitar tons metalizados e sombrios como prata, dourado e preto. Uma boa aposta é investir nas cores vivas e/ou terrosas como laranja, amarelo, vermelho, verde e azul turquesa.


Almofadas e tecidos divertidos e coloridos dão nova vida ao móvel destaque da sala de estar

Para adaptar a decoração da sua casa de acordo com a estação uma boa ideia é trocar as capas das almofadas e do sofá por tecidos estampados ou de cores mais chamativas. “Estampas florais são muito bem-vindas na decoração e estão em alta”, garante Karime. Se um sofá novo estiver nos planos, uma boa alternativa pode ser dar uma passada no site da Lebes e conferir as ofertas.


Tapetes e cortinas podem ser mais claros e discretos, favorecendo a entrada de luz natural


Além das almofadas do sofá, outros elementos têxteis podem entrar na dança. As janelas também podem ganhar uma nova roupagem: mais leve e clarinha. Cortinas novas compõem um excelente truque para a renovação. As lojas Lebes tem um catálogo amplo e com preços acessíveis que pode oferecer boas opções. A mesma paleta de cores pode ser utilizada nas toalhas de mesa e até mesmo nas de banho e rosto. Como o frio já não é tão presente, a quantidade de tapetes pode ser reduzida, mas, para aqueles que ficam, a ideia é apostar no estilo clean, com cores claras e que favoreçam a iluminação natural.

4. Considere uma pintura ou um papel de parede



Utilizar uma cor mais forte em uma parede da casa destaca área específica

Escolher uma parede importante da casa para fazer uma pintura diferenciada ou, quem sabe, colocar um papel de parede pode renovar totalmente o estilo da casa. Aqui também é permitido ousar com desenhos mais artísticos e cores fortes, mas, como se trata de uma parte de destaque que ocupa um grande espaço, é bom pensar bem antes de escolher.

 

5. Fique atento aos pequenos detalhes


Muito além dos móveis maiores e das paredes, a decoração também é composta por pequenos itens


Objetos, enfeites ou acessórios fazem toda a diferença na decoração da sala de estar, por exemplo. Escolha vasos, caixas, quadrinhos, velas, pequenas esculturas ou objetos interessantes que possam ser dispostos em composições sobre a mesa de centro ou de canto, no aparador ou numa prateleira flutuante. Com imaginação – e um pouquinho de bom senso – é possível renovar o visual da casa e repaginar os ambientes.


6. Aposte nas flores


Florais estão em alta e a primavera é a oportunidade perfeita para abusar do item



Ainda que no filme O Diabo Veste Prada (2006), a personagem de Meryl Streep tenha sido completamente irônica quanto à originalidade do uso de florais para a primavera, na realidade, as flores seguem bem “na moda”. Além da presença nas estampas, a vegetação natural por meio de vasos, cachepôs e jardins verticais pode estar ainda mais presente dentro das casas.

– Os arranjos devem ser bem pensados para combinar com o ambiente escolhido. Combinar as flores da estação com velas e outros elementos decorativos é uma boa escolha, no entanto, é importante ressaltar que o uso deve ser bem dosado e vir acompanhado de cores neutras para compor um ambiente agradável – lembra Hannah.




Fonte:gauchazh