Postado em segunda-feira, 28 de agosto de 2017
às 08:22
Roteiro literário: viajando através dos livros
Figuras ilustres nasceram em Minas Gerais, entre elas os talentosíssimos escritores Carlos Drummond de Andrade e Guimarães Rosa. É possível identificar nas obras da...
Figuras ilustres nasceram em Minas Gerais, entre elas os talentosíssimos escritores Carlos Drummond de Andrade e Guimarães Rosa. É possível identificar nas obras da dupla influências de vivências que tiveram durante a infância nas cidades mineiras de Itabira e Cordisburgo. Os dois municípios se valem de museus e memoriais para homenageá-los.
Guimarães Rosa – Cordisburgo
Cada cômodo da casa, ocupado pelo escritor no início do século 20, traz frases de Sagarana e outras de suas obras, com manuscritos, documentos, roupas e utensílios como a sua máquina de escrever. O Portal Grande Sertão, monumento que destaca o escritor, os vaqueiros em seus cavalos e o cachorro, dá as boas-vindas aos visitantes. Em julho, a cidade ainda celebra a Semana Roseana, com palestras e atrações culturais.
Endereço: Avenida Padre João, 744
Dias e horários de funcionamento: terça a domingo, 9h às 17h
Preço: R$ 2
Telefone: (31) 3715-1425
Carlos Drummond de Andrade – Itabira
“Alguns anos vivi em Itabira/Principalmente nasci em Itabira/Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro”, dizem os versos iniciais do poema Confidências de um Itabirano. O poeta, que viveu na cidade até se mudar para a capital mineira para estudar, é homenageado no Memorial Carlos Drummond de Andrade, no Pico do Amor, de onde se tem vista panorâmica da cidade. O local por si, projetado por Oscar Niemeyer, já vale a visita, mas o acervo ainda traz itens pessoais do escritor, como a sua máquina de escrever, prêmios literários e correspondências que trocou com outros grandes autores.
Endereço: Pico do Amor
Dias e horários de funcionamento: terça à sexta, 9h às 18h, sábado e domingo, 10h30 às 16h30
Telefone: (31) 3835-2156
Fonte: Turismo de Minas