Postado em quinta-feira, 1 de dezembro de 2016 às 03:14

Vereadores eleitos e reeleitos têm encontros para aprendizado e atualização

Os vereadores reeleitos e os novatos passam quase que semanalmente por um período de aprendizado e atualização do trabalho legislativo.


 Da Redação

Desde que a futura composição da Câmara Municipal se tornou conhecida, os vereadores reeleitos e os novatos passam quase que semanalmente por um período de aprendizado e atualização do trabalho legislativo. Junto com a Procuradoria-Geral da Casa, praticamente todos os que tomarão posse em 1º de janeiro tem se inteirado das atividades parlamentares.

Na noite de segunda-feira, 28 de novembro, cerca de uma hora e meia antes da sessão semanal, o grupo que se reuniu pela oitava vez era formado por Décio Paulino (PR), Domingos dos Reis Monteiro (Dominguinhos/PSB), Edson Lelis (Edson da Distribuidora/PR), João Carlos Tercetti (PRP), Katia Goyatá (PDT), Reginaldo Flausino (GM Flausino/PHS), Tani Rose (PT) e Thadeu Fernandes (PTC). Os dois primeiros já foram vereadores em legislaturas anteriores. Os reeleitos Antônio Carlos da Silva (Dr. Batata/PSB), José Carlos de Morais (Vardemá/PMDB) e Waldemilson Gustavo Bassoto (Padre Waldemilson/PROS) também estão sempre presentes.

A iniciativa partiu do procurador-geral da Câmara, José Ricardo Leandro e Silva. Ele se diz surpreendido pelo empenho do grupo em aprender e entender a função. “Minha preocupação era de que os eleitos tivessem o mínimo de base para iniciar o mandato. A participação tem sido muito grande, praticamente todos veem, até os reeleitos. São muito interessados, fazem perguntas, comentam e alguns (dos novos eleitos) ainda ficam para acompanhar a reunião”, destacou.

Dentre os assuntos discutidos está a elaboração de leis, requerimentos, regimento interno, Lei Orgânica, Constituição Federal, princípios da Administração Pública, responsabilidade e obrigações dos agentes políticos e funcionamento da Câmara. São abordados também projetos que estão em tramitação e que terão reflexo para a próxima legislatura e Governo Municipal. “Também atendo individualmente todos durante os demais dias, tirando dúvidas e ajudando em questões específicas”, acrescentou José Ricardo.

Busca por conhecimento

Edson da Distribuidora considera os encontros importantes, no sentido de conhecer o dever de vereador. “Serve para familiarizar com o que está acontecendo. Noção a gente terá mesmo na prática, mas a teoria vai ajudar muito”, citou.

Vereador entre 2005 e 2008, Décio Paulino também avalia positivamente a iniciativa. Para ele, as conversas valem por uma atualização. “Estava no Executivo nos últimos anos. Mas percebi que muita coisa ainda é da época que estava na Câmara, como o Regimento Interno e a Lei Orgânica Municipal. Sei que tiveram várias mudanças, por isso é sempre bom atualizar, aprender um pouco mais”, acrescentou.

Novata, assim como sete dos eleitos, Tani Rose vê nos encontros a oportunidade de conhecer melhor os futuros colegas de bancada. “Teremos grandes responsabilidades e estas reuniões servem para conhecer o grupo, para gente se conhecer, saber o que cada um pensa. Acredito nisso, que será muito importante para nós”, completou.

O próximo bate-papo entre a Procuradoria-Geral do Legislativo e os futuros vereadores será segunda-feira, 5 de dezembro, às 18h30. As informações são da assessoria de comunicação da Câmara Municipal.

O procurador-geral da Câmara tem reunido-se com os vereadores eleitos e os reeleitos (Foto: Ascom/Câmara Municipal)



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, eu aceito