Postado em quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Recuperandos da Apac têm aulas de xadrez por meio do projeto “Xeque Mate”

O projeto “Xeque Mate” teve início com os recuperandos do regime fechado.


 Da Redação

O projeto “Xeque Mate” teve início com os recuperandos do regime fechado. A Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer de Alfenas e a Apac (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) de Alfenas - por meio do setor psicossocial - firmaram uma parceria para desenvolver o projeto “Xeque Mate, rompendo os limites da sociedade”.

O projeto, idealizado pelo enxadrista profissional Ronaldo Lopes e apoiado pela Secretaria de Esporte, tem entre os seus objetivos alcançar interessados pela prática enxadrística na Apac, potencializando os aprendizados e viabilizando um aprimoramento do meio tático, psicopedagógico, esportivo, social e dos relacionamentos pessoais de cada recuperando.

Para dar início ao projeto esteve na Apac o secretário municipal da Juventude, Esporte e Lazer, Fabiano Thamiett, a superintendente de Esporte, Zulmira Albergaria, o enxadrista e instrutor Ronaldo Lopes, o presidente da Apac, José Eduardo Silvério, entre outros convidados.

A assistente social Denise Prado reuniu os recuperandos do regime fechado no refeitório, onde puderam participar de uma pequena palestra. Os parceiros deste projeto falaram sobre os benefícios de se praticar o xadrez e novas parcerias que serão seladas, assim que a nova sede da Apac estiver pronta.

A origem do projeto

Para Denise Prado, a ideia de trazer o xadrez para dentro da instituição nasceu de uma conversa entre o setor psicossocial e sobre a necessidade de ocupar, ainda mais, o tempo dos recuperandos. A ideia foi passada para a Secretaria Municipal que recebeu o primeiro voluntário para o projeto: o enxadrista Ronaldo Lopes.

Das reuniões realizadas, ficou firmado que o projeto “Xeque Mate” seria iniciado no regime fechado e, em breve, será estendido aos outros regimes. A secretaria de Esporte doou para a Apac os tabuleiros e peças de xadrez, que ficaram sob a responsabilidade do CSS (Conselho da Solidariedade e Sinceridade) da Apac.

O presidente da Apac, José Eduardo Silvério, falou aos recuperandos e disse que se houver um interesse grande por parte dos recuperandos, a Apac pode realizar um campeonato de xadrez interno e até entre as Apacs de Minas Gerais.

Além do esporte

Para Ronaldo Lopes, além do aspecto esportivo, tal projeto será utilizado como um meio de essencial interação entre os alunos envolvidos, possibilitando vislumbrar um mundo além daquele no qual se vive o cotidiano. Ainda, segundo o instrutor, “a prática promissora do xadrez denota um exercício cerebral fortemente ligado ao crescimento e desenvolvimento individual e coletivo de instituições em todo o país, e será uma nova conquista para a Apac de Alfenas”.

As aulas de xadrez acontecem as segundas e sextas-feiras, no período de 16 às 17 horas, podendo ser prorrogado, após as primeiras aulas teóricas e práticas.

A equipe que está a frente do projeto se reúne com recuperandos da Apac (Foto: Divulgação)



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo