Postado em terça-feira, 29 de setembro de 2015
às 13:25
Calculadora do Galo: vencer confronto direto e somar 83% dos pontos, segundo matemático
Jogo contra o líder Corinthians será dia 1º de novembro no Estádio Independência
Do Super Esportes
O tropeço frente ao lanterna Joinville (2 a 2) custou caro ao Atlético, agora a sete pontos do líder Corinthians. As contas ficaram mais complicadas para o time manter vivo o sonho do título do Campeonato Brasileiro. Restando 10 rodadas, o Galo precisa se agarrar a dois pilares: vencer o confronto direto com o Corinthians e obter um aproveitamento de pelo menos 83% dos pontos.
A análise é de Gilcione Nonato Costa, professor de matemática da UFMG e um dos administradores do site Probabilidades no Futebol. Ele se baseia no atual aproveitamento corintiano.
“O Atlético vem tropeçando dentro de casa e contra adversários como o Joinville, que é o lanterna, era um jogo que tinha que ter vencido. Para o Galo ser campeão, é necessário que ele não tropece mais e que vença o Corinthians. Teria que fazer pelo menos 25 pontos nesses 10 jogos finais para continuar sonhando. No mínimo isso, para chegar aos 78 e sonhar com a conquista. O confronto direto é fundamental para ter alguma esperança, senão é quase impossível”, diz o professor.
O duelo entre Atlético e Corinthians está marcado para o dia 1º de novembro, no Independência. Hoje, segundo números do Departamento de Matemática da UFMG, o Timão tem 87,7% de chances de ser campeão. O Galo tem 8,4%.

COMENTÁRIOS