Postado em 27 de dezembro de 2017

Estratégia para Crescimento em 2018

Autor(a): Etiene Rocha

 E o ano chegou ao fim. Momento bom para fazer um balanço da empresa. Não um balanço financeiro, mas uma análise crítica e sincera de como foi de fato 2017 para seu negócio. Houve evolução? Mudanças? Conseguiu se posicionar melhor no mercado? A percepção das pessoas em relação ao seu produto ou serviço melhorou?

Analisando essas respostas, você poderá perceber se o seu negócio evoluiu e se ele está na direção certa. Criar o caminho é o que definimos como planejamento estratégico.

Para obter sucesso você precisa ter claramente onde seu negócio está e onde deseja chegar. O grande desafio é criar um elo entre os dois pontos. Vou apresentar uma técnica simples de ser aplicada e certamente será um guia para que seu negócio possa evoluir muito em 2018. Então vamos começar pegando papel e caneta, bora lá?!

Em um papel, anote, como se você já estivesse em dezembro de 2018, suas conquistas e resultados. Descreva como realizados.

Depois de anotar tudo, vamos criar um caminho contrário, descrevendo todas as ações que foram necessárias ser realizadas ao longo de 2018 para que esses objetivos fossem alcançados.

Pronto! Foi criado um plano estratégico sem complicação.

Exemplo:
Meta alcançada: Minha empresa agora tem clientes são fiéis
Ação realizada: Um treinamento para toda equipe sobre atendimento foi feito. E esse tratamento diferenciado criou entre a marca e o cliente um relacionamento. E, é o relacionamento que faz com ele volte.

Meta alcançada: Minha empresa se tornou referência
Ação realizada: Escolhi os canais corretos para expor minha marca. Consegui atrair o público certo e me posicionei no mercado de forma atuante, gerando conteúdo nos meios digitais.

Meta alcançada: Minha empresa aumentou o faturamento em 30%.
Ação realizada: Atendimento diferenciados, posicionamento de marca na mídia e melhor elaboração de preço-produto.

Para ficar ainda melhor, eu aconselho criar um planejamento trimestral, com uma lista de ações. É uma forma organizada de estar com seu negócio em constante transformação. Pense muito bem como deseja estar em 2018. Seu negócio pode ser um barco com as velas bem posicionadas aproveitando o vento ou ser mais um barco à deriva, em um mar turbulento chamado economia.


Sucesso, pessoal!

Etiene Rocha
Analista de Sistemas
Adwords | Estratégia de Growth Hacking | Análise de mercado

http://www.adaptweb.com.br


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