Postado em segunda-feira, 4 de maio de 2015 às 10:36

Campanha de vacinação contra a gripe é iniciada em Alfenas e terá Dia D

Com o slogan “Contra a gripe, seu escudo é a vacinação”, a Campanha explora a imagem do escudo empunhado pelo Zé Gotinha.


 Da Redação

A chegada do inverno acende um sinal de alerta para doenças respiratórias, como a gripe. Pensando nisso, o Ministério da Saúde lançou a 17ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. A ação, que tem início nessa segunda-feira (4 de maio), disponibilizará 54 milhões de doses para a imunização de 49,7 milhões de brasileiros que fazem parte do grupo prioritário por ter maior risco de complicações por conta da doença. A meta é garantir a vacinação de 80% do público-alvo, 39,7 milhões de pessoas, até o fim da campanha, em 22 de maio.

Em Alfenas, a prefeitura informa que haverá vacinação nos Centros Educacionais Infantis (Cemei), em datas a serem agendadas. No próximo dia 9, data da mobilização nacional, as salas de vacinas em Alfenas estarão abertas das 8h às 17h. Neste dia haverá uma equipe de vacinação atuando no Centro Vivencial.

O público-alvo da campanha é formado por crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; povos indígenas; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; e os funcionários do sistema prisional.

A vacina

A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde protege a população contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

Também serão vacinadas pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais. A definição dos grupos prioritários segue a recomendação da OMS, além de ser respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, cujo principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

Segundo o Ministério da Saúde, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, é fundamental realizar a imunização no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno. O período de maior circulação da gripe vai de final de maio a agosto.


Em Alfenas a vacina estará disponível nas seguintes salas de vacinação:

- Ambulatório Aparecida: Rua Padre Cornélio Hans, 1233, Jd Boa Esperança
- Ambulatório São Vicente- Rua Bias Forte, 668, Centro
- PSF Pinheirinho: Rua João Januário Magalhães, 414, Pinheirinho
- PSF Primavera: Rua Alameda das Palmeiras – Jd Primavera
- PSF Nova América Rua Wanderley de Castro,275, Jd América



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo