Postado em terça-feira, 21 de abril de 2015 às 20:29

Projeto universitário engaja ações de educação ambiental em escolas de Alfenas

Promover a educação ambiental é o objetivo de um projeto da Unifal, que contribui para a formação dos alunos de escolas de Alfenas e da região.


 Da Redação

Promover a educação ambiental é o objetivo de um projeto de extensão da Unifal (Universidade Federal de Alfenas), que contribui para a formação dos alunos de escolas de Alfenas e da região, no que se refere à conscientização e o respeito pelo meio ambiente e pelos animais.

O “EducAmbiental Animal” envolve visitas de alunos das escolas de educação infantil, nível fundamental e médio à Universidade. Esses estudantes participam de exposições monitoradas do material de coleções didático-pedagógicas e têm a oportunidade de manipular também os animais vivos, sob supervisão.

Segundo a coordenadora do projeto, Julieta Aparecida Moreira Rodrigues, técnica de laboratório que trabalha há seis anos na instituição, o projeto é desenvolvido desde 2011, tendo apresentado recentemente, um expressivo aumento na demanda das visitas ao Laboratório Didático de Zoologia.

48 lugares

As visitas são realizadas ao Laboratório Didático de Zoologia, cuja capacidade de visitantes por vez é 48 lugares. “Entre as diversas escolas que serão convidadas a participarem da visitação, estimamos que até o final do ano de 2015 possamos atingir o número aproximado de 1.200 crianças e jovens que poderão conhecer o projeto e o ambiente universitário onde ele é desenvolvido”, revela.

Segundo Julieta, para cada visita de um grupo ao laboratório é montada a exposição com o material da coleção didático-pedagógica, permitindo aos visitantes o contato direto com o material e, em conjunto, são fornecidas informações acerca da classificação biológica dos grupos de animais e também das técnicas utilizadas para conservação dos mesmos, com o objetivo de estudo.

“Os visitantes também recebem informações sobre a origem da coleção didático-pedagógica do laboratório, que se formou por meio de doações de outras instituições, criadores de animais, zoológicos, polícia ambiental, corporação dos bombeiros e da comunidade em geral”, comenta a coordenadora do projeto, enfatizando que não há estímulo algum ao sacrifício de animal silvestre ou doméstico, sob qualquer hipótese.

As exposições, assim como as informações prestadas aos visitantes, são adaptadas de acordo com o perfil do público, do qual podem integrar crianças, adolescentes e até mesmo adultos. Durante as visitas são desenvolvidas atividades variadas, conforme o grupo visitante, ocasiões em que os estudantes participam de aula prática, dinâmicas, brincadeiras, exibição de filmes, entre outras atividades.

As escolas interessadas em fazer agendamento ou saber mais informações sobre o projeto, podem entrar em contato pelo telefone (35) 3299-1446 ou email: julieta@unifal-mg.edu.br.

As visitas são realizadas ao Laboratório Didático de Zoologia, cuja
capacidade de visitantes por vez é 48 lugares (Foto: Ascom/Unifal)



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo