Postado em sexta-feira, 20 de março de 2015 às 01:55
Atualizada em sábado, 21 de março de 2015 às 18:24

Voluntários dão sequência a campanha de arrecadação de doações para transplante de adolescente

Adolescente precisa realizar um transplante de intestino nos EUA e depende de doações para custear a cirurgia.


 Da Redação

Mais uma ação solidária para arrecadar doações para realização do transplante de intestino de Antônio Gleiber Cassiano Júnior, o Juninho de Campos Gerais, foi realizada na manhã de sábado (21). Desta vez foi uma “Blitz solidária” na Praça Getúlio Vargas, em Alfenas.

Equipes de voluntários estiveram na praça central de Alfenas recebendo as doações. A iniciativa contou com o apoio de um carro de som da Rádio Fama (FM 97,9) e com faixas sensibilizando o público para a importância do ato solidário.

O adolescente de 16 anos está internado há oito meses em um hospital em Curitiba (PR), se alimentando apenas por sonda. Ele sofre de uma doença chamada de "Síndromo do Intestino Ultracurto", que fez com que ele perdesse 95% do intestino delgado.

Desde que foi submetido a uma cirurgia de urgência, em agosto do ano passado, para retirar o intestino, Juninho não pode ingerir nenhum alimento e recebe os medicamentos e nutrientes diretamente na veia.

Transplante nos EUA

Um transplante de intestino, que até hoje só foi feito com sucesso em Miami (nos Estados Unidos), é o procedimento médico indicado para salvar o adolescente. Porém, a família não tem condições financeiras para arcar com os custos da viagem e da cirurgia em Miami.

Uma alternativa encontrada pela família foi acionar a Justiça para que o SUS (Sistema Único de Saúde) custeasse o transplante nos Estados Unidos, mas o Ministério da Saúde recorreu alegando que o procedimento pode ser feito no Brasil.

No entanto, segundo o advogado da família Claudinei Szymczak, em entrevista ao G1 no mês passado, a unidade fez apenas dois procedimentos do tipo e os casos não tiveram sucesso. "Dois casos apenas feitos com resultado de morte mostram que os hospitais brasileiros ainda não têm condições. O objetivo da União claramente é economizar recursos e ganhar tempo. Caso esse menino venha a falecer, o processo perde o objeto e ela não precisa gastar nenhum valor", disse o advogado.

Algumas ações têm sido feitas para arrecadar recursos para a realização do transplante nos Estados Unidos. No início do mês, por exemplo, foi realizada uma festa em Campos Gerais, que reuniu 15 mil pessoas. Outra ação recente foi a doação de uma camiseta oficial do Cruzeiro, autografada pelos atletas da Toca da Raposa, que está sendo rifada a R$ 10 cada cartela. Nas redes sociais, uma página foi criada para divulgar as ações. Lá há um link para doações.

Juninho está internado em Curitiba desde agosto de 2014 e aguarda a cirurgia (Foto: Reprodução/Facebook)



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo