Postado em quarta-feira, 22 de outubro de 2014 às 15:03

Unifal realiza o 1º Congresso Internacional – Península Ibérica

Evento teve a abertura oficial na segunda-feira e a programação segue durante a semana.


 Da Redação

A Unifal (Universidade Federal de Alenas) realizou, na última segunda-feira, a abertura do I Congresso Internacional – Península Ibérica: Antiguidade, Medievo e suas projeções para o século XVI e, além do I Encontro Nacional dos Mestrados Profissionais da área de História.

Os eventos, inéditos no Brasil, têm como propósito possibilitar a discussão e a disseminação dos conhecimentos relacionados às suas temáticas e ainda aproximar docentes, discentes e pesquisadores. Também tem objetivo proporcionar o intercâmbio e discussões sobre os desafios que serão enfrentados pelos Programas de Mestrado Profissionais da área de História, em vigor no país.

A abertura do evento contou com a participação da professora Adriana Vidotte, Universidade Federal de Goiás e presidente da Associação Brasileira dos Estudos Medievais (Abrem). Ela destacou a importância deste e o apoio da reitoria da Unifal em ajudar a consolidar “um trabalho tão grandioso”.

O reitor da Unifal, Paulo Márcio de Faria e Silva, manifestou satisfação por ver a progressão dos cursos ofertados pela pós-graduação da Unifal chegando ao mestrado profissional de História Ibérica “com a mesma qualidade dos demais programas acadêmicos”. Destacou ainda que o evento e o curso vêm preencher uma importante lacuna para os profissionais da área.

Na oportunidade, o professor Cláudio Umpierre Carlan destacou que "o evento em si é um marco histórico na Historiografia Brasileira e a Unifal é a única universidade que tem mestrado sobre Península Ibérica no país, por isso a concorrência tão acirrada e tornou-se referência no assunto, tanto sobre Península Ibérica quanto ao mestrado profissional na área de História".

>>Confira a programação

Segundo Carlan, será enviado um ofício à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação, sobre o assunto em referência e que todo trabalho só foi possível graças ao apoio das Universidades envolvidas.

Ainda compuseram a mesa de abertura, o professor Sandro Amadeu Cerveira, representando o Instituto de Ciências Humanas e Letras, o servidor Thiago Bueno Pereira, representando a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, e o professor Adaílson José Rui.

Com informações: Unifal/Ascom



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo