Postado em domingo, 31 de agosto de 2014 às 15:01

Após confusão, escola participante cogitou deixar Jogos Escolares de Alfenas

A solenidade de abertura dos Joesa foi no início da semana e a competição vai até outubro.


 Da Redação

A abertura da principal competição esportiva entre escolas públicas e privadas de Alfenas levou centenas de estudantes à quadra da Escola Municipal Antônio Joaquim Vieira (Polivalente). A solenidade de abertura dos Joesa (Jogos Escolares de Alfenas), principal competição esportiva entre escolas de Alfenas, foi no início da semana e a competição vai até outubro.

Porém, uma confusão marcou o início da competição. Na última quarta-feira, viaturas da PM (Polícia Militar) e da GM (Guarda Municipal), além de motos das duas corporações, tiveram que se deslocar até o Polivalente, onde vem sendo disputados partidas de futsal, para conter uma confusão que envolveu diversos estudantes. A confusão gerou, inclusive, o registro de um boletim de ocorrência.

Após esse episódio algumas escolas chegaram a cogitar a saída da competição, mas recuaram da decisão. A diretora do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Irmã Norma Helene, confirmou que a instituição chegou a cogitar deixar o Joesa após a confusão, mas decidiu continuar. Disse que a violência é contrária aos princípios para uma competição, ensinados dentro da instituição.

Por telefone, na tarde de sexta-feira, o secretário de Esporte, Fabiano Tamiett de Almeida, confirmou que houve conversas com representantes da instituição e o problema já foi superado. 

Joesa teve início na semana que passou e vai até outubro (Foto: Ascom/Prefeitura)

O educador físico Gilberto Faloni, da Escola Estadual Dr. Emílio da Silveira, disse que na quarta-feira houve uma sensação de insegurança e algumas escolas de fato chegaram a pensar em abandonar a disputa. Porém, afirmou que a segurança foi reforçada e o problema foi resolvido. Com isso, a saída foi descartada.

Tamiett minimizou o problema ao dizer que a confusão registrada foi entre atletas e que, infelizmente, é passível de acontecer em uma competição. No entanto, informou que a comissão disciplinar já aplicou uma punição aos envolvidos.

No balanço parcial da competição, encaminhado a redação, a equipe de futsal masculino da Escola Estadual Prefeito Ismael Corrêa Brasil já aparece como eliminada do Joesa. A confusão foi registrada durante uma partida da equipe do Vista Alegre contra a Escola Estadual Samuel Engel. Durante a semana houve disputas tanto no futsal masculino quanto no feminino.

Na classificação do futsal masculino (Módulo III), pela Chave A – em que estava a escola Ismael Brasil – a liderança é da E.E. Dr. Emílio da Silveira com 6 pontos; Samuel Engel soma 3 pontos e o Anglo não pontuou. Na Chave B, o Napoleão Salles aparece com 9 pontos; Pe José Grimminck, com 6; C.S.C de Jesus, 3 e CRA sem pontuar. Pela Chave C, o Judith Viana lidera com 6 pontos; Atena, 3 e E. Esperança sem pontuação.

Já a classificação do futsal feminino (Módulo III) é a seguinte: Chave A (Emílio da Silveira, 9 pontos; Pe José Grimminck, 6 pontos; CRA, 1; Napoleão, 1) e Chave B (Ismael Brasil, 6 pontos; Samuel Engel, 3; C.S.C. Jesus, nenhum ponto).

A abertura

Segundo a prefeitura, a competição deste ano bateu o recorde de inscrições de escolas envolvendo cerca de 2.500 mil alunos, regularmente matriculados no ensino fundamental e médio. Vinte escolas se inscreveram para participar das modalidades: Futsal, Handebol, Voleibol, Basquete, Futebol, Xadrez, Tênis de Mesa, Vôlei de Areia e Bete, nas várias faixas etárias e nas categorias masculino e feminino. 

Durante a abertura as escolas se apresentaram com desfiles, danças, fanfarras e coreografias. Para edição deste ano, essas apresentações de abertura também serão pontuadas e fará diferença na pontuação geral. Quesitos como criatividade, organização, disciplina e animação foram julgados, pontuados e somados à classificação geral. Em seguida, os alunos que se destacaram no Jemg (Jogos Escolares de Minas Gerais) fizeram o juramento e acenderam a pira olímpica.

Para Tamiett, além de toda sua função social, o Joesa estabelece um elo de identidade do educando com sua unidade de ensino. “Quase 2.500 crianças estarão defendendo as cores de suas escolas e aprendendo lições de superação, esforço, vitórias e derrotas”, disse a superintende de Esportes, Zulmira Albergaria. Uma curiosidade foi lembrada pelo vice-prefeito Décio Paulino, presente na abertura dos Jogos Escolares, foi a sua convocação para a seleção mineira de vôlei em 1974.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo