Postado em sábado, 23 de agosto de 2014 às 09:06

Implantação da rede coletora de água pluvial é iniciada na região do Campo do Alfenense

O objetivo é a drenagem pluvial em vias públicas.


 Da Redação

A Secretaria Municipal de Obras e de Desenvolvimento Urbano de Alfenas iniciou as obras de implantação da rede coletora de água pluvial na região do campo do Alfenense, no centro da cidade. Trata-se, segundo a prefeitura, de uma execução indireta de obra de engenharia objetivando a drenagem pluvial em vias públicas com recursos próprios e do Programa Pró-município.

Desde o dia 11 de agosto, a empreiteira Cone Engenharia e Construções Ltda, vencedora da licitação, faz a intervenção nas ruas Pedro Silveira, Manoel Pedro Rodrigues, Silviano Brandão e José Dias Barroso com o assentamento das manilhas do sistema de drenagem de água pluvial. São utilizados tubos de concreto armado para drenagem com diâmetros de 50 cm a 100 cm.

Segundo a prefeitura, a obra vai permitir que a água da chuva seja escoada com mais fluidez, evitando possíveis alagamentos. A antiga rede de drenagem dessa região será recuperada e, ao mesmo tempo, será ampliada com uma nova rede para aumentar a vazão e o escoamento da água pluvial. 

As obras fazem parte do Programa Pró-município (Foto: Ascom/Prefeitura)

A assessoria de comunicação da prefeitura de Alfenas informou que os moradores das localidades, onde as obras estão sendo realizadas, foram avisados sobre os serviços em uma reunião no dia 8 de agosto, numa iniciativa da Secretaria de Obras. Nesse encontro, informa, foi comunicado aos moradores que, como na maioria dos casos, esse tipo de trabalho envolve a interdição de ruas - que foram sinalizadas para garantir a segurança de trabalhadores, pedestres e de veículos.

A obra é realizada com recursos do Programa Pró-Município, com investimento total de R$ 363 mil. O secretário municipal de Obras e de Desenvolvimento Urbano, Décio Paulino da Costa, informou que o prazo para conclusão, que consta no processo de licitação, no cronograma físico financeiro da obra, é de 180 dias.

O secretário espera, no entanto, que os serviços possam ser concluídos “mais rapidamente”. Porém alerta que “tudo vai depender das condições do clima” (da estação das chuvas que se inicia nos próximos dias) e da situação em que os engenheiros encontrarão o sistema de água e de esgoto nestas ruas, uma vez que trata-se de redes muito antigas, o que podem dificultar a troca.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo