Postado em quarta-feira, 30 de julho de 2014 às 08:47

Dados apontam queda de homicídios nas maiores cidades do Sul de MG

Segundo números oficiais, 1º semestre fechou com queda em três cidades. No entanto, em Varginha, número aumentou de 1 para 5 no período.


 Da EPTV Sul de Minas

A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) divulgou dados que mostram a redução de homicídios nas maiores cidades do Sul de Minas no 1º semestre deste ano. Com exceção de Varginha (MG), Lavras (MG) e Itajubá (MG), houve redução no número deste tipo de crime. Os dados são uma comparação dos primeiros seis meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.

Conforme os números, em Poços de Caldas (MG), o número de homicídios caiu de 4 para 2. Em Pouso Alegre (MG), os assassinatos caíram de 5 no 1º semestre de 2013 para 3 neste ano. Em Passos (MG), os crimes caíram de 12 para 10. Já em Lavras, os crimes aumentaram de 2 para 3 no mesmo período e em Itajubá, de 4 para 5. A situação mais preocupante, no entanto, é em relação a Varginha, onde os assassinatos aumentaram de 1 para 5 em comparação com o mesmo período.

Ainda conforme dados do "Mapa da Violência" da Secretaria de Estado de Defesa Social, entre 2008 e 2012, não houve homicídios em 18,3% dos municípios mineiros, sendo que 34 dessas cidades ficam no Sul de Minas. Na maioria delas, 29, a população é de menos de 10 mil habitantes. Desde 1995, cidades como Ingaí, Olimpío Noronha, Consolação, Dom Viçoso, São João da Mata, São José do Alegre, Turvolândia, Carvalhópolis e Fama não registram nenhum assassinato.

O levantamento se baseou nos casos de assassinatos em que houve o registro do boletim de ocorrência. Casos que não chegaram ao conhecimento da polícia não entraram nas estatísticas. Ainda conforme os dados, em 2012 e no ano passado, não foi registrado nenhum homicídio em 57 dos 141 municípios da região, o que representa cerca de 40,4% das cidades da região. Entre essas cidades estão Soledade de Minas, Virgínia, Aiuruoca, Baependi e Borda da Mata.

Contraste com o 1º quadrimestre do ano
Os novos números divulgados pela Secretaria de Defesa Social apresentam uma melhora em relação aos dados que estavam disponíveis no site oficial do governo, "Minas em Números", relacionados ao 1º quadrimestre deste ano. No começo de julho, um levantamento feito pelo G1 no site oficial do governo, que agora está fora do ar devido ao período eleitoral, mostrava que o número de homicídios registrados por todos os órgãos de segurança em todo o Sul de Minas era 43,1% maior em relação ao 1º quadrimestre de 2013.

Na época do levantamento, os dados apontavam que somente nos quatro primeiros meses deste ano, os órgãos de segurança registraram 73 assassinatos em todo o Sul de Minas, contra 51 do mesmo período de 2013. Assim como no ano passado, quando liderou a lista das cidades com 22 homicídios registrados, Passos liderava a lista de homicídios cometidos em 2014: 8.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo