Postado em domingo, 27 de julho de 2014 às 16:16

Prefeitura amplia número de travessias elevadas de pedestre

Ao todo, a área urbana da cidade já conta com sete travessias, que obrigam a redução de velocidade e auxiliam na travessia.


 Da Redação

Desde o ano passado a Superintendência de Trânsito vem adequando e construindo travessias elevadas de pedestres nas ruas de Alfenas. Ao todo, a área urbana da cidade conta com sete travessias, que obrigam a redução de velocidade e auxiliam na travessia oferecendo uma passagem no mesmo nível da calçada.

“Na nossa secretaria recebemos muitos pedidos para a construção de travessias elevadas, mas conhecidas como quebras molas. A administração municipal avalia o local e também busca atender às solicitações dos munícipes, levando em conta alguns critérios, entre eles o fluxo de veículos e de pedestres”, explica o secretário de Defesa Social, Vander Cherri Marcolino.

O secretário admite, no entanto que, o ideal seria a instalação de trevessias eletrônicas e de radares, medidas que, segundo ele, poderão ser adotadas assim que houver recursos.

Regras do Contram

Já o superintendente de Trânsito, Sergio Rocha do Prado, acrescenta que, além desses critérios, as passagens elevadas são construídas obedecendo rigorosamente às regras da Resolução 495, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece limitações para altura, colocação de placas de sinalização e obrigatoriedade do piso tátil próximo a todas as faixas.

A superintendência de trânsito ainda observa as recomendações contidas na Norma Brasileira (NBR 9050 / 04) da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que padroniza a acessibilidade às edificações, ao mobiliário e aos espaços e equipamentos urbanos.

Na semana passada foram construídas duas novas ondulações transversais, mais conhecidas como quebra-molas, ou passagens elevadas, uma na Rua Adolfo Engel, na altura da travessia do córrego chafariz. A outra foi implantada na Avenida Afonso Pena, esquina com a Leão de Faria, local de grande número de estudantes, em que foram registrados diversos acidentes.

As demais passagens elevadas da cidade também recebem pinturas e passam por manutenção para se adequarem à legislação federal.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo