Postado em terça-feira, 6 de maio de 2014 às 02:42

Jovem que tentou matar ex com mais de 20 facadas fugiria para Portugal, acredita delegado

Felipe de Lima foi apresentado à imprensa na tarde de segunda-feira.


 Alessandro Emergente

O jovem de 22 anos, que tentou matar a ex-namorada com 23 facadas em Alterosa, foi indiciado pela Polícia Civil por tentativa de homicídio triplamente qualificado. Felipe de Oliveira Paiva de Lima foi apresentado à imprensa na tarde de segunda-feira após ser preso na última quinta-feira (1º de maio) no Triângulo Mineiro.  

De acordo com o delegado regional Celso Àvila Prado, responsável pela 2ª DRPC (Delegacia Regional de Polícia Civil), a informação obtida pela polícia é que o jovem indiciado planejava fugir para Portugal. O crime foi no dia 25 de março e o rapaz ficou 37 dias foragido.

Segundo a Polícia Civil, o acusado pertence a uma família numerosa - com membros residentes em várias cidades - e com poder aquisitivo, o que dificultou a sua localização durante as investigações. A suspeita, segundo o delegado de Alterosa Ismael Gerônimo Soares, é que ele tinha o “apoio moral e financeiro” de familiares para não se entregar.

Participação da tia

A Polícia Civil está investigando a participação de uma tia do rapaz como coautora do crime. Cleonice Aparecida de Oliveira Terra teria, segundo as investigações, colaborado com o crime com informações e ajudando o jovem na fuga. Na semana passada, ao ser preso, Lima estava acompanhado dessa tia. 

Felipe Lima preferiu ficar em silêncio e com a cabeça abaixada, mas se
exaltou em alguns momentos (Fotos: Alessandro Emergente)

Soares disse que Cleonice é uma espécie de mãe para o jovem, substituindo a mãe biológica já falecida. Pouco antes da entrevista coletiva concedida pelo delegado Soares, o suspeito foi apresentado à imprensa e preferiu ficar em silêncio diante das perguntas, porém se exaltou quando foi questionado sobre a participação da tia. Em outro momento chegou a encarar um repórter de uma emissora de televisão ao ser questionado se ação contra a ex-namorada não seria um ato de covardia. 

Na sequência, os delegados Ismael Soares e Celso Ávila Prado durante a
entrevista coletiva realizada em Alfenas (Foto: Alessandro Emergente)

De acordo com Soares, Lima foi indiciado por tentativa de homicídio triplamente qualificado, sem chance de defesa da vítima, meio cruel e originado por motivo fútil. O jovem confessou o crime, porém – segundo o delegado – de “forma defensiva”. “Ele disse que, no momento do crime, não estava em plenas condições mentais e não lembra quantos golpes deu, quais os locais que atingiu a vítima e o que ele fez depois”, disse. 

Namoro durou 5 meses

Felipe Lima e Karina Gonçalves de Almeida, também de 22 anos, namoraram durante cinco meses, mas o relacionamento chegou ao fim dois meses antes do crime. Inconformado com o rompimento do namoro, o rapaz teria iniciado uma série de ameaças a jovem, que conseguiu na Justiça uma medida protetiva.

Ao delegado, responsável pelo inquérito, Lima confessou que chegou a fazer uma ameaça, porém seria de “boca para fora”. Mesmo após ter esfaqueado Karina, o rapaz ainda teria enviado mensagens à familiares da jovem com novas ameaças. A faca, utilizada no crime, foi apreendida e tem cerca de 15 cm de lâmina, informou Àvila. 

Acima, foto de Karina ainda no hospital e, nas imagens abaixo, ela aparece durante
uma entrevista à EPTV na semana passada (Fotos: Reprodução/EPTV) 

Karina perdeu mais de 90% da visão do olho direito e parte dos movimentos da mão esquerda. A jovem passará por três cirurgias e tem esperança de recuperar 40% da visão.

O acusado cumprirá a prisão preventiva no Presídio de Alfenas, mas o processo criminal tramita na Comarca de Areado. O rapaz é réu primário e a pena prevista para crimes de tentativa de homicídio triplamente qualificado é de 4 a 8 anos de prisão, com base nos artigos 121 e 14 do Código Penal – este último com redação dada pela Lei nº 7.209/84.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo