Postado em quarta-feira, 29 de janeiro de 2014 às 15:14

Cadastramento de túmulos nos cemitérios atinge mais de 1,6 mil dos 9 mil jazigos

Dos cerca de nove mil jazigos existentes nos cemitérios de Alfenas, 1.669 já foram cadastrados pela prefeitura.


Da Redação

Dos cerca de nove mil jazigos existentes nos cemitérios de Alfenas, 1.669 já foram cadastrados pela prefeitura. Segundo o governo, aproximadamente 60 cadastramentos no Arquivo Público Municipal estão sendo registrados diariamente.

O processo foi iniciado no ano passado após denúncias de que haveria comércio ilegal dos túmulos, embora o governo não confirme oficialmente ser esta a razão. A administração alega que muitos túmulos estão abandonados e precisam ser reformados. Outros estão em nome de pessoas que já morreram e é preciso fazer a transferência para um dos membros da família.

“Quando já se passaram várias gerações, um sucessor deve ser escolhido para assumir a titularidade do jazigo e os parentes precisam autorizar a transferência. Além disso, é preciso que os proprietários façam a manutenção e identifiquem seus túmulos com placas numeradas”, diz a prefeitura em seu site. 

Aproximadamente 60 cadastramentos estão sendo feitos diariamente (Foto: Ascom/Prefeitura)

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, o cadastramento tem o intuito de atualizar o cadastro e incluir os dados dos usuários dos túmulos nos sistemas da prefeitura. Esses arquivos serão digitalizados e vão facilitar a localização dos jazigos e os registros de visitas, para que não seja configurado abandono. 

Registro histórico

Os antigos livros, em que eram cadastrados os jazigos, serão apenas um registro histórico e, por isso, permanecerão no Arquivo Público Municipal.

Para fazer o cadastro é necessário obter a autorização no Velório Municipal, informando a data de falecimento e o nome do falecido para provar que o responsável reconhece o jazigo. Em seguida, a pessoa deve se dirigir ao Arquivo Público Municipal portando os seguintes documentos: xerox do RG do titular, CPF e comprovante de residência. Caso a pessoa tenha que recadastrar mais de um jazigo, ela tem que levar duas cópias de cada documento. 

Acima, cópia de um documento para recadastramento (Imagem: Reprodução)

A prefeitura alerta que, mesmo sem a notificação, os proprietários que possuem túmulos nos cemitérios devem fazer o cadastro que é gratuito. De acordo com a administração de necrópoles nunca houve um cadastramento desse tipo no município.

O Arquivo Público Municipal fica na rua Juscelino Barbosa, 109, ao lado do Banco Bradesco, e o telefone para contato é (35) 3698-1398. O telefone do Velório Municipal, para mais informações, é (35) 3698 – 2079.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo