Postado em sexta-feira, 11 de outubro de 2013

PROS é lançado com a presença do prefeito e do secretariado

Em uma rápida cerimônia, realizada no início da noite de quinta-feira, o PROS (Partido Republicano da Ordem Social) foi lançado em Alfenas.


Alessandro Emergente

Em uma rápida cerimônia, realizada no início da noite de quinta-feira, o PROS (Partido Republicano da Ordem Social) foi lançado em Alfenas. A solenidade de lançamento do partido, promovida na Câmara Municipal, foi acompanhada pelo prefeito Maurílio Peloso (PDT), pela grande maioria dos secretários municipais e pelos vereadores da base governista.

O PROS nasce com a maior bancada da Câmara Municipal de Alfenas como adiantou o Alfenas Hoje na tarde de quinta-feira. Durante a solenidade, realizada na Câmara Municipal, os ex-petistas Waldemilson Bassoto (Padre Waldemilson) e José Carlos de Morais (Vardemá) assinaram as suas filiações.

De acordo com o presidente do PROS/Alfenas, Elder Martins, que deixou o PMDB, foram as duas primeiras filiações do partido, que agora inicia uma campanha de adesão. O PROS é uma das duas legendas criadas recentemente que poderão lançar candidatos já nas eleições do ano que vem.

Foto: Alessandro Emergente 

Padre Waldemilson, Elder e Vardemá integram o novo partido formado em Alfenas

O lançamento do PROS contou com a presença do prefeito Maurílio Peloso (PDT), do vice-prefeito Décio Paulino (secretário de Obras) e de outros oito secretários municipais: Marcos Luiz Leite (Coordenação de Governo e Planejamento), Idalina Pacheco (Ação Social), José Luiz Bruzadelli (Habitação), Luis Antônio Bruzadelli (Administração), Miguel Diogo (Fazenda), Kátia Goyatá (Educação e Cultura), Vander Cherry (Defesa Social) e Fabiano Tamiett (Esporte e Juventude).

Três vereadores que integram a base governista na Câmara Municipal também estiveram presentes na plateia. Além do líder do governo no Legislativo, Francisco Rodrigues da Cunha Neto (Prof. Chico/PDT), os vereadores Jairo Campos (Jairinho/PDT) e Hesse Luiz Pereira (PSDB) estavam na solenidade de lançamento do PROS.

Linha de atuação

Apesar da criação do PROS ter sido articulada pela base do governo, os três vereadores que integram a legenda disseram que seguirão uma linha de independência. Segundo Elder Martins, a proposta é buscar mais liberdade para votar e se expressar.

Os três vereadores disseram que a bancada não fechará posições, deixando cada parlamentar livre para as decisões em relação aos projetos enviados pelo governo. Vardemá disse que costuma divergir dos posicionamentos em plenário do presidente do PROS e que essas divergências poderão continuar acontecendo nas votações sem restrições partidárias.

Saída do PT

Os dois vereadores, que deixaram o PT para ingressarem no PROS, disseram que nunca foram pressionados para que votassem de forma determinada pela direção do antigo partido. Mas afirmaram que, na nova legenda, terão a possibilidade de crescimento político, inclusive de candidaturas majoritárias no futuro. 

O prefeito Maurílio Peloso ao lado do líder do governo na Câmara, Prof. Chico,
acompanharam o lançamento do PROS

“Não estou traindo ninguém. Estou buscando aquilo que não encontrei”, afirmou Padre Waldemilson ao reclamar que no PT as estratégias eram definidas “de cima para baixo” - sem abertura para discussão. 

Sem espaço no PT, Waldemilson disse que já havia definido deixar o partido e que sua opção seria a adesão à Rede Sustentabilidade, de Marina Silva, partido que ainda não foi criado oficialmente. Com a indefinição em relação a Rede, o vereador disse ter aceitado o convite, surgido nas últimas semanas, para integrar o PROS. 

Atuação na Câmara

Waldemilson disse que apesar da criação do PROS em Alfenas ter sido “articulado pela base do governo” a sua atuação na Câmara Municipal não mudará. “Não estou entrando na base do governo e a minha postura continuará a mesma”, declarou em entrevista ao Alfenas Hoje.

Em seu discurso, ao comentar a sua saída do PT, Vardemá rebateu críticas de que teria utilizado o partido apenas para se eleger e, em determinado momento, afirmou “cada um pensa o que quiser”.

Vardemá disse que ficou um “único sentimento” ao deixar o PT: o ex-prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT). Disse que aprendeu a admirar e respeitar o ex-prefeito e principal articulador do PT local. O ex-petista afirmou que Luizinho foi quem o ajudou em momentos difíceis com seu projeto social.

Porém, Vardemá declarou que está abrindo “novas portas” e que tem como projeto político uma candidatura majoritária. “O PT tem seus candidatos naturais e esse caminho seria mais difícil lá”, declarou.

Direção do PROS

A direção do PROS foi formada com pessoas ligadas ao atual governo como Grazielli Ribeiro (vice-presidente), esposa de Fernando José Ribeiro (secretário-executivo municipal de Planejamento), e Edina Donato (secretária-geral do PROS), atualmente na Secretaria de Planejamento de Alfenas. Edina também participou da gestão passada e foi filiada ao PT.

Os demais integrantes da executiva municipal são: Vivian Morais (primeira secretária), Paulo Altazir (tesoureiro), Everton Braga Landre (Primeiro tesoureiro), Elivelton dos Santos Gonçalves (secretário de multiculturalismo), Ligiane Aparecida da Silva (secretária de Juventude), Juliana Aparecida Miranda (secretária da Mulher) e José Roberto da Cunha Nobre (secretário de entidades de classe).

 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo