Postado em segunda-feira, 6 de maio de 2013 às 16:15

Prefeito concederá aumento de 3,5% aos servidores municipais

O prefeito Maurílio Peloso concederá um aumento total 10% aos servidores públicos municipais de Alfenas. Deste valor, 6,5% seria de reajuste por perdas inflacionárias.


Alessandro Emergente

O prefeito Maurílio Peloso (PDT) concederá um aumento total 10% aos servidores públicos municipais de Alfenas. Deste valor, 6,5% seria de reajuste por perdas inflacionárias e outros 3,5% de aumento real.

O projeto de lei, solicitando a autorização para o aumento, deverá ocorrer nos próximos dias. Porém, em entrevista à reportagem do Alfenas Hoje na manhã desta segunda-feira (6), Maurílio preferiu não especificar data para o envio do projeto à Câmara Municipal.

O prefeito confirmou o percentual de aumento e disse que encaminhará o pedido de autorização de aumento “o mais rápido possível”. Ele disse que o aumento será de 3,5% e que os outros 6,5% referem-se a um direito dos servidores para compensar as perdas inflacionárias.

Há duas semanas, ao falar com a reportagem, Maurílio vinha dizendo que concederia neste momento apenas a reposição por perdas inflacionárias. Porém, na terça-feira passada, em uma reunião com a comissão de servidores, o prefeito passou a considerar a possibilidade de um aumento real. Na última sexta-feira, em nova reunião com a comissão de servidores, Maurílio anunciou os 10%, sendo que 3,5% serão de aumento real. 

Promessa

Após ser eleito, em outubro do ano passado, Maurílio Peloso concedeu uma entrevista à TV Alterosa e prometeu um aumento de 10% aos servidores. Disse que o aumento seria encaminhado à Câmara Municipal em janeiro, primeiro mês de seu governo. Na época, declarou que não previa dificuldades à frente da administração.

Foto: Alessandro Emergente/Arquivo

Na semana passada, Maurílio Peloso chegou aos 10% solicitado pela Comissão de Servidores. Sindicalista contesta e diz que negociação com Comissão é para tentar "esvaziar" o poder do Sindicato, que tem legitimidade para representar a categoria

Segundo o vereador Evanílson Pereira de Andrade (Ratinho/PHS), integrante da comissão de servidores, há outras reivindicações levadas ao prefeito como implantação do “vale alimentação” e a revisão do plano de saúde. Hoje, há um convênio com a Unimed, mas o funcionalismo pede melhorias nas regras para adesão ao plano de saúde.

Segundo Maurílio, o débito do município com os servidores referentes às “férias prêmio” somam R$ 2,3 milhões. O pagamento deste valor é outra reivindicação da categoria, mas o prefeito disse que os prazos e formas de saldar esta dívida estão em estudo.

Sindicato contesta

Ouvido na manhã desta segunda-feira, Vagner Soares, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alfenas (Sempre Alfenas), disse que estava sabendo da decisão do prefeito somente pela nossa reportagem. Reclamou o fato do prefeito não encaminhar nenhum comunicado ao Sindicato que representa o funcionalismo.

Soares avalia a negociação do prefeito com a comissão dos servidores como uma tentativa para “esvaziar” o papel do Sindicato. Entretanto, afirmou que a comissão de servidores – que inclui comissionados – tem legitimidade para discutir o plano de carreira e não outras questões.

O sindicalista disse que a proposta, apresentada pelo Sempre Alfenas, era de 30% de aumento, divido em três parcelas. Seriam 10% imediato e 10% a cada semestre subsequente. A próxima reunião com o Sindicato está marcada para o dia 13. Com a comissão de servidores, o prefeito volta a se reunir no dia 14 de junho. 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo