Postado em sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Unifal está entre as 200 melhores universidades da América Latina

A Unifal (Universidade Federal de Alfenas) está entre as 200 melhores universidades da América Latina.


Alessandro Emergente

A Unifal (Universidade Federal de Alfenas) está entre as 200 melhores universidades da América Latina. O ranking foi produzido em outubro pela organização britânica QS (Quacquarelli Symonds) que fará a classificação das universidades em todos os continentes.

Das 200 classificadas entre as melhores no ranking da América Latina, 65 são do Brasil. A USP (Universidade de São Paulo) aparece como a primeira, seguida pela PUC, do Chile, e pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Entre as dez melhores ainda aparece uma outra universidade brasileira: a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) que alcançou a décima posição.

>>Confira aqui a relação completa do ranking

A classificação exata da Unifal não é informada pela organização britânica que só disponibiliza esta informação do primeiro ao centésimo mais bem colocado.

O reitor da Unifal, Paulo Márcio de Faria e Silva, lembra que em 2009 o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) registrou 2.314 instituições de ensino superior. Este número, segundo ele, demonstra a expressividade da classificação entre as 65 melhores do País e entre as 200 da América Latina.

Henrique Higino/Arquivo

Universidade Federal de Alfenas é uma das 65 instituições brasileiras que aparece no ranking

Além da classificação geral, a QS também fornece a colocação das universidades por critérios específicos. Neste caso, a Unifal aparece na 28ª colocação no critério Papers per Faculty e na 39ª no critério Faculty Students.

Para definir o ranking, a QS levantou dados nos seguintes critérios: 1º) reputação, avaliada pelos alunos (40%) e pelos empregadores (10%); 2º) produção científica (quantidade e qualidade), 10%; 3º) qualidade de ensino (20%); 4º) quantidade de professores com doutorado (10%); e 5º) impacto da instituição na mídia (Web impact), 10%.

O QS Latin American University Rankings, que classificou as 200 melhores instituições de ensino superior na America Latina, foi publicado pela primeira vez em 2011. No mundo, o QS World University Rankings vem sendo produzido anualmente desde 2004.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo