Postado em quinta-feira, 20 de outubro de 2011
Com ajuda da GM, PM prende suspeitos de tráfico na Mato Grosso
Mais uma vez o sistema de monitoramento da GM foi decisivo para que a PM identificasse suspeitos e efetuasse prisões.
Da Redação
Mais uma vez o sistema de monitoramento da Guarda Municipal (GM) foi decisivo para que a Polícia Militar (PM) identificasse suspeitos e efetuasse a prisão de três homens. As câmeras que já haviam flagrados os autores de um furto a equipamentos da PM há nove dias, ajudaram esta semana os policiais a identificarem os homens do tráfico na rua Mato Grosso.
Esta semana a PM intensificou o combate ao tráfico no bairro Santa Luzia. Na segunda-feira foram apreendidas mais 280 pedras de crack. Um dia depois, na terça, a PM voltou ao local e apreendeu mais 113 pedras de crack, embaladas em papel alumínio prontas para o comércio.
Desta vez, no entanto, três pessoas foram presas e um menor apreendido pela equipe do Tático Móvel da PM. A GM filmou, através do sistema de monitoramento, o intenso tráfico de drogas na rua Mato Grosso. Através das imagens, segundo a PM, ficou clara a venda de drogas para os usuários, os quais utilizam os mais diversos meios para ir até ao local: a pé, de bicicleta, automóvel ou motocicleta.
As imagens, registradas pelo sistema de monitoramento, revelam ainda a conivência de moradores do local com o tráfico que acontece a luz do dia em meio a adultos e crianças.
Identificados
Através das imagens, a PM conseguiu identificar Helton Alves Santos, 21 anos, como um dos envolvidos com o tráfico de drogas. Ele é acusado de coordenar o trabalho de menores que são utilizados como “aviõezinhos” e “olheiros”.
Os "aviõezinhos e olheiros" ficavam em uma das casas da rua Mato Grosso onde entravam e saiam a todo o momento para buscar drogas em uma outra residência a poucos metros, local esse em que Helton era visto constantemente nas imagens e durante os patrulhamentos.
Nas imagens também foi percebido a presença constante de uma mulher de 56 anos que demonstrava autoridade sobre os "aviõezinhos e olheiros".
Busca e Apreensão
Com as imagens, a PM conseguiu obter mandados de busca e apreensão nos dois imóveis. Ao cumprir os mandados, os PMs depararam com Helton saindo de um dos imóveis, local esse que ele não reside.
Nos fundos da casa foi encontrada, debaixo de uma pedra, uma sacolinha plástica contendo 113 pedras de crack, embaladas em papel alumínio prontas para o comércio e que pesavam 78,7 gramas. Ainda foi apreendido um telefone celular que contém mensagens de texto com a contabilidade do tráfico.
No outro imóvel foram encontrados os autores Antônio Morais, 23 anos, e Francisco da Silva, 28 anos, além de um menor que atua como “olheiros e aviãozinho” do tráfico. A mulher de 56 anos, identificada nas imagens, não estava no local no momento da operação policial e também não foi encontrada após a ação da PM. Os três homens foram presos e o menor apreendido pela Polícia Militar.

COMENTÁRIOS