Postado em segunda-feira, 6 de junho de 2011

Associação de Alfenas inicia certificações de veículos antigos

A Associação dos Carros Antigos de Alfenas (Acaa)passou a emitir o Certificado de Originalidade aos veículos de seus associados.


 Erick Vizoki
Especial para Alfenas Hoje

A Associação dos Carros Antigos de Alfenas (Acaa) passou a fazer parte do seleto rol de entidades credenciadas a realizar vistoria e emitir o Certificado de Originalidade para os veículos de seus associados.

O primeiro veículo a receber a honraria através da Acaa foi uma relíquia de Varginha: um Ford 1929. A certificação foi feita no dia 1º de maio, durante um dos tradicionais encontros de proprietários de carros antigos promovidos pela entidade.

O próximo contemplado não é menos especial que o galante primo da Ford, e é um dos mais queridos veículos do mundo. Será um exemplar do charmoso Fusca 1973.

O Certificado de Originalidade e a cobiçada placa preta serão entregues no próximo encontro da Acaa em comemoração ao Dia Mundial do Fusca, 22 de junho (data em que foi encomendo o primeiro protótipo, em 1934, a Ferdinand Porsche, que deveria ser entregue em 10 dias). O Brasil também tem sua data específica para homenagear o querido carrinho da Volkswagen, 20 de janeiro.

O Certificado

O Certificado de Originalidade é concedido a veículos que possuem suas características originais, se enquadrem na Resolução nº 56 de 21/05/98 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e sejam aprovados nos critérios de avaliação definidos em planilha, que considera itens originais de fábrica, tais como: mecânica, elétrica, tapeçaria, estrutura, acessórios/itens de controle/segurança.

O percentual mínimo para aprovação na vistoria é de 80% para originalidade e 70% para estado de conservação. A Acaa não realiza vistoria em veículo que não se enquadre em determinados itens que comprometam a originalidade.

Fotos: Divulgação

 

O primeiro veículo a receber a honraria através da Acaa foi um Ford 1929


“A Acaa orientará o proprietário para a reversão das mudanças, se ele desejar, para que possa ser realizada futura vistoria”, explica Walmir Alves Lopes, advogado e secretário geral da Associação.

“Com o Certificado de Originalidade o veículo poderá ser emplacado junto ao órgão de trânsito, como ‘de coleção’, e receberá placa especial (na cor preta com caracteres cinza)”, diz o secretário.

A placa preta, além do charme especial que traz ao veículo, é uma garantia de que o carro é mesmo uma relíquia e tem seu valor automaticamente definido como tal.

Após a vistoria e o atestado emitido, cabe ao proprietário do veículo encaminhar ao Departamento de Trânsito (Detran) para fins de emplacamento e também encaminhar ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), para obtenção do certificado de “veículo histórico”, o que lhe concederá o direito de se isentar do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) anualmente, tendo que pagar apenas o seguro obrigatório e a taxa de licenciamento do veículo.

A Acaa é o primeiro clube de carros antigos da região dos Lagos a obter a autorização do Denatran para emissão dos certificados de originalidade.

 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo