Postado em quinta-feira, 29 de abril de 2010
Políticos aderem ao mundo virtual de olho no eleitorado
Sem querer perder o eleitorado de vista, os políticos se rendem as novas tecnologias e estão no mundo virtual.
Alessandro Emergente
Sem querer perder o eleitorado de vista, os políticos se rendem as novas tecnologias e estão presentes no mundo virtual. Twitter, facebook, Orkut, blogs e sites são as ferramentas virtuais utilizadas para se comunicarem com os eleitores.
Em Alfenas, as principais lideranças já aderiram ao mundo virtual. Atentos a expansão da internet, eles já são encontrados facilmente na rede seja em sites de relacionamento ou em páginas para divulgação de suas ações.
Uma das principais ferramentas virtuais utilizadas é o twitter. Por lá são encontrados quase todas principais lideranças políticas de Alfenas. Um exemplo é o próprio prefeito de Alfenas, Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT), que também aderiu ao facebook.
Na avaliação do prefeito, a internet é um instrumento para manifestação livre das opiniões o que garante a particularidade deste tipo ferramenta. “Não há censura. O que mais impressiona na internet é a liberdade para manifestar sua opinião”, comenta.
Um dos mais presentes no mundo virtual é o vereador Sander Simaglio (PV). Só no Orkut são três contas abertas (perfil). O vereador aderiu a tática do espaço virtual como um dos principais meios para se comunicar com os eleitores. Semanalmente envia newslatter para um mailing que abriga cerca de 3 mil endereços virtuais.
Além disso está presente no facebook e no twitter, além de manter um site para divulgação de seu mandato na Câmara de Alfenas. “Entendo, basicamente, que o futuro da política estará na internet. Acho ainda que em pouco tempo a TV deixará de ter o papel dominante nas campanhas políticas e quem vai assumi-lo é a internet”, opina.
Sander cita a eleição presidencial de Barack Obama como um “divisor de águas”. A campanha vitoriosa foi marcada pelo uso da internet e tem sido uma referência quando se fala no futuro do marketing político.
Outro entusiasmado com as novas ferramentas é o ex-prefeito Pompilio Canavez (PT). Com mais de 300 seguidores no twitter, o petista atualiza sua página várias vezes ao dia. Pompilio também aparece no facebook e possui um blog, onde posta assuntos diversos que vão da política a música.
A preferência pelo blog também é manifestada pelo ex-presidente da Câmara Municipal, Eliacim do Carmo Lourenço (PCdoB). Ele diz que a internet permite que se mantenha um canal de diálogo aberto com o eleitor.
Eliacim explica que a escolha pelo blog como ferramenta de comunicação é por ser a mais adequada para as reflexões. Lembra que, em muitos temas, é importante se posicionar o que permite um elo de identidade com o eleitor.
Outros políticos também estão na rede. O líder do governo, Vagner Morais (Guinho/PT), está no twitter assim como Pedro Alencar (Pedrinho da Telemensagem/PRB).

COMENTÁRIOS